Pode ser difícil detectar um hacker em um computador porque o hacker oculta ou disfarça suas ações. Abaixo estão as coisas mais comuns que você pode perceber depois que um computador é invadido.
Novos programas instalados
Em algumas situações, você pode ver novos programas ou arquivos no computador. Se você é o único usuário no computador e novos programas estão instalados, isso pode ser uma indicação de que ele foi hackeado. No entanto, também existem vários motivos legítimos pelos quais um novo programa pode aparecer no computador, conforme listado abaixo.
- O sistema operacional ou outro programa recebeu atualizações que incluíam novos programas ou arquivos.
- Quando você instala um novo programa, outros programas podem ser instalados com ele. Por exemplo, é comum que plugins e outros programas gratuitos tenham uma caixa de seleção para verificar a instalação de uma nova barra de ferramentas ou programa antivírus. Se você não desmarcar essas caixas, os novos programas adicionais serão instalados.
- Se você suspeitar que alguém possa ter usado sua máquina, pergunte se eles instalaram um novo programa.
Abaixo está uma lista de programas que podem indicar que um hacker estava no computador.
- Backdoors e cavalos de Troia são, de longe, os programas mais comuns instalados em um computador após ser hackeado. Esses programas podem permitir que o hacker obtenha acesso a uma grande quantidade de informações armazenadas no seu computador.
- Os clientes de IRC são outra maneira comum de um hacker entrar em um computador ou controlar remotamente milhares de computadores. Se você nunca participou de um bate-papo IRC e possui um cliente IRC, seu computador pode ter sido invadido.
- Spyware, programas antivírus nocivos e malware podem ser uma indicação de um hacker. Mais comumente, no entanto, eles são um sinal de que seu computador foi infectado por download ou visitando uma página invadida enquanto estava na Internet.
As senhas do computador foram alteradas
Senhas online
Às vezes, depois que uma conta online é invadida, o hacker altera a senha para uma ou mais contas. Tente usar o recurso de senha esquecida para redefinir a senha. Se o seu endereço de email foi alterado ou esse recurso não funcionar, entre em contato com a empresa que está fornecendo o serviço. Eles são os únicos que podem redefinir sua conta e devolver o controle para você.
Senha do computador local
Se sua senha para entrar no seu computador foi alterada, ela pode ter sido invadida. Não há motivo para uma senha mudar por conta própria.
Spam de email sendo enviado
Quando uma conta de email é invadida, o invasor geralmente usa essa conta para espalhar spam e vírus. Se seus amigos, familiares ou colegas de trabalho estiverem recebendo e-mails de publicidade de você, seu e-mail poderá ser comprometido. Faça login na sua conta de email e altere a senha da sua conta.
Atividade de rede aumentada
Para qualquer invasor assumir o controle de um computador, ele deve se conectar remotamente a ele. Quando alguém está conectado remotamente ao seu computador, sua conexão com a Internet fica mais lenta. Além disso, muitas vezes após o computador ser hackeado, torna-se um zumbi para atacar outros computadores.
Instalar um programa de monitor de largura de banda no computador pode ajudar a determinar quais programas estão usando largura de banda no seu computador. Os usuários do Windows também podem usar o comando netstat para determinar conexões de rede estabelecidas remotas e portas abertas.
No entanto, existem vários motivos legítimos pelos quais sua conexão com a Internet também pode ser lenta.
Programa desconhecido solicitando acesso
Os programas de segurança do computador e os firewalls ajudam a restringir o acesso por motivos de segurança. Se o computador solicitar acesso a programas que você não conhece, podem ser instalados programas não autorizados ou podem ter sido invadidos por hackers. Se você não sabe por que um programa precisa de acesso à Internet, recomendamos bloquear o acesso a esse programa. Se você descobrir posteriormente esses blocos causarem problemas, eles poderão ser removidos.
Programa de segurança desinstalado
Se o programa antivírus, anti-malware ou firewall do computador foi desinstalado ou desativado, também pode ser uma indicação de um computador invadido. Um hacker pode desativar esses programas para ajudar a ocultar todos os avisos que aparecerem enquanto estiverem na sua máquina.
Computador está fazendo as coisas por si só
Se o seu computador for profundamente explorado, é possível que terceiros mal-intencionados controlem remotamente o computador, executando todos os programas que você tem o privilégio de executar. Se eles estiverem controlando sua sessão de login atual, eles podem controlar o computador como se estivessem sentados à sua mesa, usando o teclado e o mouse.
Por exemplo, um cursor do mouse pode ser movido ou algo pode ser digitado. Se você vir o computador fazendo algo como se alguém estivesse no controle, é provável que seu sistema esteja sendo explorado no nível raiz.
Página inicial do navegador da Internet alterada ou nova barra de ferramentas
Se você perceber que a configuração do seu navegador mudou repentinamente, isso pode ser um sintoma de infecção por vírus ou malware. Exemplos de alterações repentinas do navegador incluem a alteração da página inicial, a adição de uma barra de ferramentas de terceiros ou a alteração do mecanismo de pesquisa padrão para algo que você não deseja.