Linha de comando

Janela de prompt de comando do Windows DOS

A linha de comando, também chamada de linha de comando do Windows, tela de comando ou interface de texto, é uma interface do usuário que é navegada digitando comandos nos prompts, em vez de usar o mouse. Por exemplo, a pasta do Windows em uma linha de comando do Windows é "C: Windows>" (conforme mostrado na figura). No Unix ou Linux, pode ser "%" ou ">", dependendo do shell. Ao contrário de um sistema operacional GUI (interface gráfica do usuário), uma linha de comando usa apenas um teclado para navegar inserindo comandos e não utiliza um mouse para navegar.

Por que as pessoas usam a linha de comando?

Embora o uso de uma interface de linha de comando exija a memorização de dezenas de comandos diferentes, ele pode ser um recurso valioso e não deve ser ignorado. Usando uma linha de comando, você pode executar quase todas as mesmas tarefas que podem ser realizadas com uma GUI. No entanto, muitas tarefas podem ser executadas mais rapidamente e podem ser muito mais fáceis de automatizar e executar remotamente.

Por exemplo, os usuários que possuem o Microsoft Windows podem encontrar uma tarefa como renomear mais de 100 arquivos em uma pasta, uma tarefa muito demorada. No entanto, renomear mais de 100 arquivos em um diretório pode ser feito em menos de um minuto com um único comando na linha de comando. A tarefa também pode ser automatizada usando um arquivo em lotes ou outros scripts para executar instantaneamente.

Exemplo de execução de uma tarefa na linha de comando

Para alguém com pouca ou nenhuma experiência com uma linha de comando, pode ser difícil entender como a linha de comando é usada. Abaixo está uma visão geral para ajudar a demonstrar uma tarefa executada na linha de comando do Windows e na GUI do Windows.

Mova todos os arquivos .txt para um diretório de backup em uma linha de comando do Windows

  1. Abra a linha de comando do Windows.
  2. Vá para o diretório que contém os arquivos .txt usando o comando cd. Por exemplo, você pode ir para os documentos do usuário esperança, digitando "cd users hope documents" no prompt.
  3. Uma vez no diretório, se um diretório de backup não existisse, você poderia usar o comando md e digitar "md backup" para criar um novo diretório de backup.
  4. Por fim, para mover todos os arquivos .txt, você pode usar o comando move e digitar "move * .txt backup" para mover todos os arquivos .txt para a pasta de backup. O * é usado como um curinga.

Mova todos os arquivos .txt para uma pasta de backup em um Windows

Para uma comparação com as etapas da linha de comando acima. Abaixo estão as etapas sobre como executar a mesma ação (movendo arquivos .txt) no Windows.

  1. Abra o Windows Explorer.
  2. Abra a unidade e a pasta que contém os arquivos .txt. Por exemplo, você pode mover-se para a unidade C: e navegar até a pasta Usuários, pasta Esperança e, em seguida, a pasta Documentos para abrir os documentos para o usuário esperança.
  3. Uma vez na pasta, se uma pasta de backup não existisse, clique com o botão direito do mouse na pasta, clique em Novo, selecione Pasta e nomeie-a como "backup" para criar uma nova pasta de backup.
  4. Se o Windows Explorer não estiver mostrando os arquivos na exibição Detalhes, clique na guia Exibir e selecione Detalhes.
  5. Clique na coluna Tipo para procurar arquivos por tipo.
  6. Destaque todos os arquivos .txt.
  7. Clique com o botão direito do mouse no realçado e selecione Recortar.
  8. Abra a pasta de backup e, nessa pasta, clique com o botão direito do mouse e clique em Colar para mover todos os arquivos para essa pasta.

Como demonstrado nos dois exemplos acima, a execução da mesma tarefa em uma linha de comando exige a aprendizagem de pelo menos três comandos. No entanto, uma vez que esses comandos são conhecidos, são necessárias menos etapas em uma linha de comando do que no Windows. Esses mesmos comandos também podem ser usados ​​em um arquivo em lotes ou em outra linguagem de script para automatizar o processo. Por exemplo, você pode automatizar o processo de backup de arquivos, copiando os arquivos em vez de movê-los. Depois que os comandos forem gravados em um arquivo em lotes, clique duas vezes no arquivo em lotes para executar todas as cópias.

Comandos da linha de comando

Existem centenas de comandos diferentes que podem ser usados ​​em uma linha de comando. Lembrar de todos os comandos, sintaxe e opções de todos os comandos seria impossível, e é por isso que criamos as páginas abaixo. Abaixo estão os links para nossa linha de comando do Windows, listagens de comandos do MS-DOS, Linux e Unix. Cada uma dessas páginas possui centenas de comandos com sintaxe completa e exemplos de como usar cada comando.

Interface de texto com menus em uma linha de comando

Uma interface de texto pode ser facilitada para navegar usando menus criados com texto e caracteres estendidos ASCII. Por exemplo, muitos editores de texto de linha de comando usam uma interface com menus e teclas de atalho que facilitam a navegação no arquivo sendo editado. A figura abaixo é um exemplo do editor do MS-DOS usado para editar arquivos enquanto estiver na linha de comando do MS-DOS ou Windows.

Janela de comando de edição do MS-DOS

Embora uma interface de texto com menus tenha muito mais apelo visual do que a linha de comando, essa interface ainda é considerada uma interface de texto e não uma interface gráfica.

Devo aprender uma linha de comando?

Acreditamos firmemente que você deve aprender o máximo possível sobre computadores para facilitar o uso de um computador. Ter um entendimento básico da linha de comando ao ler esta página oferece uma vantagem muito maior do que alguém que não está familiarizado com seus recursos. Abaixo estão alguns motivos pelos quais você pode querer aprender ainda mais sobre a linha de comando.

  • Você precisa de maneiras de gerenciar arquivos de maneira mais rápida e fácil em um computador.
  • Você trabalha com computadores remotamente.
  • Gerenciar arquivos em um servidor de arquivos ou servidor da web (por exemplo, gerenciar uma página da web).
  • Necessidade de automatizar tarefas comumente executadas.
  • Deseja aprender ainda mais sobre computadores.

Devo usar "linha de comando" ou "linha de comando" na redação?

Tanto a "linha de comando" quanto a "linha de comando" são aceitáveis ​​e amplamente usadas nos escritos de hoje. Quando usado como adjetivo antes de um substantivo, você deve usar "linha de comando" (com um hífen) na sua escrita para ajudar a evitar confusões. Por exemplo, na frase "Verifique se você inseriu o parâmetro de linha de comando correto". a palavra "linha de comando" está descrevendo um tipo de parâmetro.

Quando usado como substantivo, use "linha de comando" (sem hífen) na sua escrita. Por exemplo, na frase "Abra a linha de comando". o uso de "linha de comando" é usado como um substantivo.