vírus pode ser perigoso para a saúde do seu computador. Eles podem excluir arquivos importantes, roubar informações pessoais, ou executar outras tarefas maliciosas. Como um vírus humano, um vírus de computador é capaz de se replicar e infectar outros hospedeiros. Dada a natureza destrutiva do vírus, é importante para entender a melhor forma de reconhecer e proteger o seu computador contra eles.
Verificação de Vírus
A melhor maneira de determinar se um arquivo tem um vírus é digitalizar seu computador usando software antivírus.
Como o uso da Internet continua a crescer, o mesmo acontece com a presença de vírus e outros malwares . Felizmente, existem vários antivírus programas disponíveis que reconhecem, quarentena e eliminar vírus. Estes programas incluem uma lista de "definições de vírus", que são assinaturas ou códigos utilizados para reconhecer padrões virais em arquivos. Quando um programa antivírus examina um arquivo, ele pode reconhecer um vírus, avisar o usuário, e colocar em quarentena o arquivo de medidas correctivas.
Abaixo estão alguns exemplos de programas antivírus comuns para o Windows.
Symantec Norton Security | AVG Antivírus | avast! Pro Antivirus |
---|---|---|
Usando programas antivírus
Ao utilizar software antivírus, é importante se certificar que seu programa tem as últimas definições de vírus. Felizmente, a maioria dos programas antivírus tem um recurso de auto-atualização que você pode definir para executar em uma base periódica, como uma vez por dia ou uma vez por semana. Usando auto-atualização, o software antivírus irá baixar automaticamente as últimas definições de vírus e incluí-los na digitalização de seus arquivos.
Se você quiser verificar um indivíduo filete ou dobrador por um vírus, você pode usar a opção de verificação manual do seu programa. A maioria dos programas antivírus permitem que você execute uma verificação completa do sistema ou uma verificação localizada de um arquivo ou pasta individual. Após a digitalização, o software normalmente fornece um relatório com a data de digitalização, o status do arquivo, tipo de vírus (se um foi encontrado), e quaisquer acções correctivas tomadas para lidar com o vírus.
Conclusão
Se você usa o Windows, é especialmente importante ter pelo menos um programa antivírus instalado no seu computador. sistemas MacOS e Linux são menos propensos a ser infectado por vírus, mas eles não são imunes ao malware. Portanto, a instalação de um programa de segurança antivírus ou Internet em computadores Mac e Linux ainda pode ajudar a prevenir o software indesejado. Independentemente de qual plataforma você usa, a melhor maneira de verificar os arquivos em busca de vírus é digitalizar seu sistema com um programa antivírus.