arquivos BAT e EXE pode parecer a mesma na superfície. Por exemplo, ambos os arquivos são são comumente encontrados no diretório raiz de instalação de um programa e tanto os programas executados quando aberto. Muitas vezes, eles ainda têm o mesmo Windows Ícone . Para o usuário médio, . BAT e . EXE arquivos aparecem quase idênticas. No entanto, um olhar mais atento a BAT e arquivos EXE revela que eles são realmente muito diferente, mesmo que eles podem muitas vezes têm a mesma finalidade do usuário final.Um . BAT (abreviação de "batch") arquivo é um texto simples arquivo que contém uma série de comandos do Windows. Uma . EXE (abreviação de "executável") é um arquivo binário que contém muito mais complexo código binário executável.
Arquivos BAT
Arquivos BAT são simples de texto Scripts , e pode ser criado e modificado no texto editor de programas como o Microsoft Notepad ou WordPad. A linguagem utilizada por arquivos BAT não é muito difícil de aprender, especialmente para fins de script simples. Uma maneira fácil de criar um arquivo BAT é a primeira a criar um .TXT arquivo, salvá-lo e, em seguida, altere sua extensão para ".bat". Você pode reabrir o novo arquivo BAT diretamente no programa de editor de texto para alterar o código.
NOTA: Tenha cuidado para não clicar duas vezes um arquivo BAT supondo que ele será aberto em um editor de texto, porque o Windows pode executar o código em seu lugar.
Quando um arquivo BAT é executado, o código é executado por um utilitário do Windows built-in chamado Windows Command-Line Interpreter (CLI). Esta é uma " concha programa" que permite aos utilizadores escrever e executar comandos DOS-like. Quando o CLI do Windows executa um arquivo BAT, cada comando é executado sequencialmente até que todos os comandos são concluídos. Curiosamente, arquivos BAT são realmente executado por um programa EXE com o nome cmd.exe .
Abaixo está uma imagem do cmd.exe Programa:
O código a seguir é de um arquivo de lote simples que cria um arquivo de texto com a string "FileInfo.com - A Resource extensões de arquivos" e, em seguida, abre o arquivo com o bloco de notas:
REM - example.bat
@ECHO Desligado,
ECHO FileInfo.com - O Arquivo Extensions Resource> output.txt
INÍCIO NOTEPAD.EXE output.txt
Arquivos EXE
Arquivos EXE são diferentes dos arquivos BAT, já que contêm executáveis binario de dados em vez de comandos de texto simples. Eles são armazenados no formato Portable Executable (PE), que o Windows usa em ambos os sistemas operacionais de 32 bits e 64 bits para armazenar arquivos executáveis. O formato de arquivo EXE inclui vários cabeçalhos e seções que contam o Windows como executar um programa. Algumas partes de um arquivo EXE pode conter código de programa, enquanto outros podem conter dados de recursos. Quando um arquivo EXE é aberto, o Windows coloca o código executável em Memória , em seguida, executa o programa.
Ao contrário de arquivos BAT, EXE raramente são construídos manualmente devido à sua complexidade. Vários desenvolvedores IDEs , como o Microsoft Visual Studio, permitirá aos desenvolvedores criar arquivos executáveis para os seus programas. Estes programas de desenvolvimento compilar o código do programa em um arquivo EXE e agrupar os arquivos de recursos necessários com o aplicativo. Outros programas, como o Corel WinZip, Microsoft IExpress e Flexera InstallShield pode ser usado para criar auto-extraível Arquivo ou Instalação arquivos executáveis. Estes programas orientar os usuários através de um processo de agregação de arquivos e recursos em um único arquivo EXE ou um arquivo EXE com outros recursos de arquivo de instalação.
Conclusão
Enquanto os arquivos EXE e MTD muitas vezes servem um propósito semelhante, eles usam completamente diferentes formatos de arquivo. Ambos os tipos de arquivos podem ser usados para a criação de conteúdo executável em Windows, mas arquivos BAT são limitados nos comandos que podem desempenhar. Desde arquivos BAT conter texto legível, eles podem ser facilmente editadas e, portanto, são muitas vezes utilizados para tarefas de script personalizado. Arquivos EXE, por outro lado, contêm dados binários complexo que é construído usando um compilador. Desde arquivos EXE suporta comandos mais complexos do que arquivos BAT, a maioria das janelas Aplicações são salvos no formato EXE.