Pagina inicial > O > O Que Significa O Termo Mutex?

O que significa o termo mutex?

Exclusão mútua (também conhecida pelo acrônimo mutex para mutual exclusion, o termo em inglês) é uma técnica usada em programação concorrente para evitar que dois processos ou threads tenham acesso simultaneamente a um recurso compartilhado, acesso esse denominado por seção crítica.

Consulte Mais informação

Quando usar mutex?

Assim, Mutex é usado como um primitivo de sincronização em situações onde o recurso tem que ser compartilhado com múltiplas thread simultaneamente. Os objetos mutex nomeados são usados para fazer a sincronização interprocessos, porque vários aplicativos podem acessar o mesmo objeto mutex.
Então, o que são mutexes e como podem ser implementados?
Mutex é acrônimo para "mutual exclusion", o termo inglês para "exclusão mútua". É uma técnica de programação utilizada em programa concorrente, para impedir que dois ou mais processos tenham acesso de maneira simultânea a um determinado recurso compartilhado.

Além disso, o que é exclusão mútua em sistemas operacionais?

Exclusão mútua é a propriedade de um programa que garante que somente um processo tem acesso a determinada variável compartilhada em cada momento quando isso for necessário à correção do programa. É a solução mais simples para se obter a semântica não-determinística de um programa paralelo.
Quais as condições para se garantir a exclusão mútua?
1. Desabilitando interrupções: A forma mais simples de garantir a exclusão mútua, é fazer com que cada processo, ao entrar na região crítica, desabilite interrupções, e as reabilite antes de sair, impedindo que a UCP seja chaveada para outro processo.

O que é uma região crítica e exclusão mútua?

Exclusão Múltua (solução mais simples): impedir que dois ou mais processos acessem um mesmo recurso no mesmo instante, um deve esperar que o outro termine para utilizar. Região crítica: parte do código onde é feito o acesso ao recurso compartilhado.
Qual a função dos algoritmos de exclusão mútua?
São condições necessárias para uma solução do problema de exclusão mútua. Exclusão mútua: apenas um processo de cada vez pode executar o código de Região Crítica (RC) associada a um recurso compartilhado do sistema (também se diz entrar na RC).

Também se pode perguntar por que é necessária a utilização da exclusão mútua na concorrência entre processos?

Exclusão mútua

Já quando existe interação entre os processos é preciso tomar cuidado com vários detalhes. Um deles é a obtenção de exclusão mútua, que é necessária quando dois ou mais processos têm que acessar um dado recurso que não pode ser compartilhado.
Qual é a diferença entre escalonamento preemptivo e não preemptivo?
No escalonamento preemptivo, o sistema operacional pode interromper um processo em execução e passá-lo para o estado de pronto, com o objetivo de alocar outro processo na UCP. No escalonamento não-preemptivo, quando um processo está em execução, nenhum evento externo pode ocasionar a perda do uso do processador.

Em relação a isto, como os algoritmos de exclusão mútua garante justiça no acesso a seção crítica?

- o algoritmo garante a exclusão mútua. - o algoritmo é justo, as requisições são atendidas na ordem de chegada. - nenhum processo espera indefinidamente pela seção crítica (Espera Limitada) - fácil implementação, somente três tipos de mensagens (solicitação, permissão de uso, liberação).

De Zacarias Trego

Qual é o passo usado em um algoritmo de eleição? :: Como colocar um vídeo do YouTube no PowerPoint?
Links Úteis