Pagina inicial > a > É Apenas Competente O Foro Do Domicílio Do Consumidor Para A Ação De Responsabilidade Civil Do Fornecedor De Produtos E Serviços?

É apenas competente o foro do domicílio do consumidor para a ação de responsabilidade civil do fornecedor de produtos e serviços?

Assim, como consequência deste direito básico, o dispositivo do art. 101, inc. I, do Código de Defesa do Consumidor possibilita que as ações de responsabilidade civil do fornecedor de produtos e serviços, sejam promovidas pelo consumidor no foro do seu domicílio.

Consulte Mais informação

Correspondentemente, qual o foro competente em relação de consumo?

O foro competente para processar e julgar a ação que verse sobre relação de consumo é aquele no qual o consumidor é domiciliado. Trata-se, no caso, de competência absoluta, passível de ser reconhecida de ofício.
Qual a origem da ação civil pública?
A defesa dos interesses difusos e coletivos, em nosso ordenamento jurídico, teve como marco inicial efetivo a instituição da Lei n° 7.347, de 24 de julho de 1985, a chamada Ação Civil Pública.

E outra pergunta, quem pode ser legitimado passivo na ação civil pública?

6- LEGITIMIDADE PASSIVA

Qualquer pessoa, seja ela física ou jurídica, pode figurar no polo passivo de uma ação civil público, desde que atente contra qualquer dos bens juridicamente tutelados na ação civil pública.
Mantendo isto em consideração, quais são os requisitos da ação civil pública?
a) esteja constituída há pelo menos 1 (um) ano nos termos da lei civil; b) inclua, entre suas finalidades institucionais, a proteção ao meio ambiente, ao consumidor, à ordem econômica, à livre concorrência ou ao patrimônio artístico, estético, histórico, turístico e paisagístico.

Consequentemente, quando foi criada a ação civil pública?

24 de julho de 1985
Há 33 anos foi promulgada a Lei nº 7.347, de 24 de julho de 1985, disciplinando a ação civil pública de responsabilidade por danos causados ao meio ambiente, ao consumidor, a bens e direitos de valor artístico, estético e histórico, dentre outros.
Você também pode perguntar quais são as características da legitimidade ativa para agir nas ações civis públicas?
A legitimidade ativa diz respeito à possibilidade de alguém figurar no polo ativo de uma ação, pedindo um provimento jurisdicional preventivo ou reparatório de direito próprio ou de terceiro, conforme se trate de legitimação ordinária ou extraordinária, respectivamente, ou autônoma, no caso da tutela de interesses e

O que é ação civil pública e quais as suas principais características?

A ação civil pública ganha sua característica especial quanto a legitimação, que é extraordinária por pleitear em juízo em nome próprio direito alheio sendo legitimados: o ministério público; as pessoas jurídicas de direito público interno (União, Estados, Distrito Federal e Municípios), bem como suas entidades
Correspondentemente, o que é ação civil pública e ação popular?
Ação Popular e Ação Civil Pública

Ação Popular: visa anular um ato lesivo ao patrimônio público ou entidade da qual o Estado participe; Ação Civil Pública: visa a proteção do patrimônio público e social, a tutela do meio ambiente e...

Também, quem tem legitimidade ativa para propor ação popular?

De acordo com a Constituição Cidadã, a legitimidade para a propositura da Ação Popular é do cidadão, seja brasileiro nato ou naturalizado e que se encontre no gozo dos direitos políticos. 3. O Supremo Tribunal Federal possui entendimento sumulado de que a pessoa jurídica não detém legitimidade para propor ação popular.

De Rolf Dorko

O que e um programador Ladder? :: Quais portas abrir para VPN?
Links Úteis