Pagina inicial > O > O Que É O Sistema Dwdm?

O que é o Sistema DWDM?

DWDM é uma técnica de transmissão que realiza a multiplexação de divisão de comprimento de onda, ou seja, usa vários comprimentos de onda de luz, divididos em cores, para enviar dados de duas ou mais cores de luz que podem viajar sobre uma única fibra óptica.

Consulte Mais informação

Posteriormente, o que é um lambda dwdm?

2 - DWDM. Wavelength Division Multiplexing (WDM) é a tecnologia que usa múltiplos lasers para transmitir muitos comprimentos de onda de luz simultaneamente, multiplexando os sinais em uma única fibra ótica.
A respeito disto, quais os componentes fazem parte de um sistema dwdm?
Em um sistema DWDM, existem quatro componentes importantes: transmissor / receptor óptico, filtro DWDM Mux / Demux, multiplexador óptico de adição / queda (OADM) e amplificador óptico. Este artigo fornecerá uma introdução a esses quatro componentes, respectivamente.

Consequentemente, qual é a tecnologia utilizada em sistemas de comunicação por fibras ópticas que operam em altas taxas de transmissão e alto desempenho?

Os sistemas DWDM utilizam comprimentos de onda entre aproximadamente 1500 nm e 1600 nm e apresentam alta capacidade de transmissão por canal, 10 Gbps, podendo alcançar 1Tbps na transmissão de dados sobre uma fibra óptica.
Quais as principais vantagens de um sistema de transmissão DWDM?
As vantagens são inúmeras, destacamos algumas:
  • Alta Capacidade de Transmissão devido as Taxas mais altas.
  • Melhora dos Sistemas de Modulação pela introdução do esquema NRZ ( Non Return to Zero) em substituição ao tradicional esquema RZ ( Return to Zero).
  • Introdução de FEC e, ou outros Sistemas de Correção de Erros.

Quais os comprimentos de onda que são transmitidos os dados na fibra óptica?

Tipos de fibra óptica
  • Permite o uso de apenas um sinal de luz pela fibra;
  • Tem núcleo de 8 a 9 μm e casca de 125 μm;
  • Alcance limitado de 4km para cabeamento estruturado;
  • Dimensões menores que os outros tipos de fibras;
  • Maior banda passante por ter menor dispersão;
  • Utiliza comprimentos de ondas de 1.310 ou 1550 nm;
O que são e quais são as janelas de transmissão em uma fibra óptica?
A transmissão em fibra ótica usa regiões específicas no espectro óptico onde a atenuação é baixa, estas regiões são chamadas janelas. Os primeiros sistemas foram desenvolvidos para operar ao redor de 850 nm, a primeira janela óptica.

O que significa 1310 Nm?

Sabemos que o comprimento de onda 1310 nm e 1550 nm são amplamente utilizados e, com a introdução de DWDM e fibra deslocada, o comprimento de onda 1260 nm não é mais aceitável que 1310 nm. Isso significa que a fibra monomodo permitirá um modo de comprimento de onda acima de 1261 nm.
Então, quais são os comprimentos de onda das três janelas de transmissão utilizadas em sistemas de comunicações ópticas?
Hoje em dia, normalmente a 2ª janela (aprox. 1300 nm), a 3ª janela (Conventional band ou C-band) de 1530 a 1565 nm e a 4ª janela (Long band ou L-band) de 1565 a 1620 nm são utilizadas.

O que é janela de transmissão?

Uma janela de transmissão é, para o emissor, o conjunto de quadro que podem ser enviados independentemente de ter recebido suas confirmações.

De Lodie

Como funciona a transmissão de dados por fibra óptica? :: O que é melhor DVI ou DisplayPort?
Links Úteis