.json Extensão de arquivo
Tipo de arquivo JavaScript Object Notation File
Desenvolvedor | N/A |
Categoria | Arquivos da Web |
Formato | Text |
.JSON opção número
Um arquivo JSON armazena estruturas e objetos de dados simples. Possui dados em um formato de intercâmbio de dados padrão que é leve, baseado em texto e possibilita a leitura por humanos. A princípio, baseados em um subconjunto de JavaScript, os arquivos JSON são considerados um formato independente de linguagem. São suportados por diversas APIs de programação.
Diversos aplicativos utilizam JSON para trocar dados, mas podem não salvar arquivos ".json" no HD. Isto porque a troca de dados ocorre entre computadores que estão conectados à Internet. Mas alguns aplicativos admitem que arquivos ".json" seja salvos pelos usuários. O Google+, por exemplo, utiliza arquivos JSON para guardar dados de perfil. Se quiser, depois do login, escolha a página "Liberação de dados" e selecione "Baixar dados do seu perfil".
O JSON é frequentemente utilizado para programar aplicativos da Web do Ajax. É uma alternativa cada vez mais comum em relação ao XML.
NOTA: os arquivos JSON são utilizados pelo Mozilla Firefox para guardar backups de favoritos. Ele salva os arquivos no diretório de perfis de usuários dele, na pasta bookmarkbackups. Também há a possibilidade de se fazer backups manuais dos favoritos do Firefox, importando-os para uma cópia diferente do Firefox. Para isto, é preciso abrir a biblioteca de favoritos, clicar no botão de importação / exportação na barra superior, escolher Restaurar → Escolher arquivo ... e, então, selecionar o arquivo de backup JSON.