Um arquivo AMF é um arquivo de manufatura aditiva usado por programas CAD para descrever objetos para fins de impressão 3D. Ele contém um ou mais objetos, que incluem a geometria, cor e material dos volumes que compõem o (s) objeto (s). Os arquivos AMF também armazenam a constelação (disposição) de vários objetos e metadados que especifica o autor, nome, direitos autorais e instruções especiais para o (s) objeto (s).
Desde a década de 1980, o formato .STL tem sido o padrão da indústria para armazenar e transferir informações entre programas CAD e ferramentas de manufatura aditiva. Agora, com o aumento da impressão 3D, são necessários formatos mais capazes para armazenar e transferir todas as informações necessárias sobre objetos 3D para impressão 3D. Essa necessidade levou ao aumento da popularidade dos formatos .3MF e AMF.
O formato AMF é um formato aberto desenvolvido pela Sociedade Americana de Testes e Materiais (ASTM) lançado em 2013. O formato é projetado para ser uma solução unificadora para armazenar informações de objetos 3D muito parecido com o .PDF formato é para armazenar documentos. Ele é baseado em XML e foi projetado para ser simples, escalável e compatível com versões anteriores e futuras. O formato usa malhas triangulares para descrever superfícies, sejam bordas curvas ou não planas em superfícies 3D. As cores são especificadas usando valores RGBA (canais vermelho, verde, azul e alfa).
Você pode exportar informações de objetos 3D para o formato AMF usando programas como Dassault Systemes SOLIDWORKS e aplicativos da Autodesk. As impressoras 3D que suportam o formato incluem Materialize e Shapeways. Você pode visualizar arquivos AMF com o aplicativo gratuito Autodesk Meshmixer de plataforma cruzada.