Software as a Service (SaaS) é um método de entrega de software que fornece acesso ao software, suas funções e atualizações subsequentes remotamente de um terceiro, denominado Application Service Provider (ASP). Os aplicativos SaaS às vezes também são chamados de aplicativos hospedados. SaaS é um tipo de modelo de serviço de computação em nuvem.
SaaS é geralmente um meio mais acessível de acessar software, pois seu preço é baseado em uma assinatura mensal, em vez de uma taxa fixa paga pelo licenciamento de aplicativos no local. Essas soluções econômicas são voltadas especificamente para pequenas e médias empresas com orçamentos de TI enxutos.
Prós e contras do SaaS
Os aplicativos SaaS são fornecidos pela Internet, o que pode causar problemas se um usuário não tiver acesso à Internet, mas também significa que são universalmente compatíveis com qualquer sistema operacional e não dependem de nenhum tipo específico de hardware. O SaaS também alivia a necessidade de ter pessoal de TI dedicado na equipe responsável pela instalação, configuração, manutenção e solução de problemas do software.
Na mesma linha, os aplicativos SaaS geralmente oferecem menos customização do que as ofertas de software local. Outras desvantagens do SaaS incluem segurança, propriedade / controle de dados e confiabilidade; as operações de negócios dependem da estabilidade do ASP e, às vezes, estão sujeitas às vulnerabilidades de segurança e às políticas de dados.
Exemplos de SaaS
Aplicativos SaaS tornaram-se mais prevalentes nos últimos anos e a trajetória para seu crescimento só deve aumentar. Exemplos de aplicativos SaaS incluem:
- Amazon Web Services (AWS)
- Salesforce
- G Suite do Google
- Mailchimp
- ZenDesk
- Slack
- Hubspot
- DocuSign