Sql

SQL é uma linguagem de consulta padronizada para solicitar informações de um banco de dados. É uma abreviatura para struturado query langústia e é pronunciado como letras separadas, embora alguns usuários o pronunciem see-kwell.

História do SQL

A versão original, chamada SEQUEL (struturado English query llíngua), foi projetado por um centro de pesquisa da IBM em 1974 e 1975. SQL foi introduzido pela primeira vez como um sistema de banco de dados comercial em 1979 pela Relational Software, que mais tarde se tornou Oracle.

Antes do SQL, os bancos de dados usavam o sistema CODASYL (Conferência / Comitê de Linguagens de Sistemas de Dados) para recuperar dados. A pesquisa de dados usando o método CODASYL exigia mais etapas, mas também demorava menos memória e tempo do computador do que o SQL para retornar uma consulta. Alguns profissionais acreditam que o SQL, embora seja a linguagem padrão para bancos de dados, não é a melhor solução possível. No entanto, é de longe o mais conhecido.

Historicamente, o SQL tem sido a linguagem de consulta favorita para sistemas de gerenciamento de banco de dados executados em minicomputadores e mainframes. Cada vez mais, no entanto, o SQL está sendo suportado por sistemas de banco de dados de PC porque ele suporta bancos de dados distribuídos (bancos de dados que estão espalhados por vários sistemas de computador). Isso permite que vários usuários em uma rede local acessem o mesmo banco de dados simultaneamente.

SQL originado em bancos de dados relacionais. Em um banco de dados relacional, pedaços de dados são armazenados por relacionamento entre si, em tabelas e colunas. Em 1986, o ANSI aprovou uma versão rudimentar do SQL como o padrão oficial, mas a maioria das versões do SQL desde então incluíram muitas extensões do padrão ANSI. Em 1991, ANSI atualizou o padrão. O novo padrão é conhecido como SAG SQL. Nem todos os softwares ou motores de banco de dados incorporaram todos os aspectos do padrão; seus desenvolvedores tendem a escolher quais recursos e extensões desejam usar.

Como funciona o SQL

O SQL permite o armazenamento e a recuperação de dados em um banco de dados muito grande. Os aplicativos de negócios precisam se basear em um enorme depósito de dados para serem executados com eficiência e obter informações rapidamente. Os usuários fazem comandos para criar e excluir tabelas e elementos dentro das tabelas. As chaves do banco de dados são usadas como rótulos ou tags para cada dado ou célula de uma tabela; eles também podem ser usados ​​para conectar tabelas ou elementos separados em uma tabela.

Os usuários começam uma consulta com o comando SELECT. Em seguida, eles adicionam as consultas de que precisam para pesquisar dados no banco de dados. Isso pode incluir um pequeno intervalo (como registros de clientes com o sobrenome Smith) ou uma tabela inteira. Normalmente, quanto mais dados um usuário consulta, mais tempo leva para o SQL recuperá-los.

Alguns dos softwares SQL ou serviços de banco de dados mais populares e conhecidos incluem:

  • MySQL
  • Microsoft SQL Server (SQL é pronunciado como sequela)
  • Oracle SQL Developer
  • PostgreSQL
  • IBM Db2