Com o Servidor de Impressão Um do SEH Computertechnik, uma interface Ethernet adicional e auto-suficiente para a impressora pode ser criada através da porta USB em impressoras em rede, que podem receber dados totalmente encriptados e seguros através de um túnel IPsec.
Impressoras em rede representam frequentemente um acesso não seguro à rede local ou à rede da empresa, uma vez que são vulneráveis a ataques através da Internet aberta, de acordo com o SEH. Isto também se aplica a computadores usados em locais remotos da empresa, por exemplo, terminais de entrada ou outros computadores de trabalho com necessidades de impressão.
Se as empresas criarem uma segunda porta Ethernet na impressora por meio do Servidor de Impressão Um através da interface USB, esse computador terceirizado pode ser conectado sem representar uma ameaça à rede da empresa: todos os processos de impressão do "computador de Internet" são encaminhados para a impressora de forma criptografada, independentemente da rede real. Assim, uma impressora pode ser endereçada fisicamente separadamente de duas redes diferentes. Para este fim, o Printserver One serve como um conversor de USB para Ethernet Gigabit.
O Printserver One tem uma porta USB 3.2 Gen 1 (SuperSpeed) na frente e um LED RGB para exibir diferentes modos de operação, bem como informações sobre falhas ou conectividade. Na parte de trás estão a porta RJ-45 para a LAN Gigabit e a conexão para o fornecimento de energia. A administração, monitoramento e manutenção da unidade são feitos através do Centro de Controle via browser.