Durante um período de até 1.000 anos, empresas, autoridades e instituições podem agora arquivar os seus dados críticos. Isso é possível graças ao M-Disc, que a Primera Technology está lançando em cooperação com Millenniata.
Quando os primeiros sistemas de escrita foram inventados na Mesopotâmia e no Norte da África há mais de 5.000 anos, o arquivamento a longo prazo ainda não era um problema: os caracteres cuneiformes sumérios e os antigos hieróglifos egípcios sobreviveram aos milênios por serem impressos em placas de argila ou esculpidos em pedra. As mídias de armazenamento atuais, especialmente CDs e DVDs, são bem diferentes: de acordo com um estudo da Fern-Universität Hagen, os primeiros sinais de perda de dados em mídias auto-gravadas podem ser observados após apenas um ano.
Com a ajuda de uma nova mistura de material, a Primera Technology quer dar nova vida aos discos de prata de vida extremamente curta: De acordo com Primera, os M-Discs marcam um retorno às origens da história humana. Segundo Primera, os DVDs desenvolvidos pelo especialista americano em arquivos Millenniata são "feitos exclusivamente de material tipo pedra". Isto significa que ainda serão legíveis após 1.000 anos - desde que os dispositivos de leitura apropriados ainda existam.
Primera está agora trazendo as vantagens de 1.000 anos de arquivamento a longo prazo para o mercado alemão e entrou em uma cooperação com Millenniata para este fim. Para utilizar os M-Discs são necessários escritores especiais. A Primera agora incorporou estes nos modelos SE e Pro Xi2 da editora de discos. De acordo com o fabricante, nenhum dispositivo especial é necessário para ler e tocar os discos. Qualquer leitor de DVD convencional serve.
O M-Writer pode ser usado no Windows 7, Vista e XP, Mac OS X e Linux. A Primera fornece o software de gravação de DVD PT Publisher com os dispositivos da editora de discos. A fim de ser capaz de integrar o hardware em aplicações para arquivar vídeos, fotos ou documentos, Primera fornece um kit de desenvolvimento de software.
De acordo com o fabricante, os dispositivos de gravação são particularmente fáceis de operar, os meios são livres de manutenção, à prova de falhas e podem até resistir a forte luz solar e temperaturas de até 80 graus Celsius. Como soluções simples mas de alta qualidade para arquivamento a longo prazo, elas são adequadas para pequenas e médias empresas. De acordo com este grupo alvo, os preços dos sistemas de queima estão na faixa inferior de quatro dígitos. Eles devem estar disponíveis nos próximos meses. Os M-Discs têm as mesmas capacidades que os DVDs normais.