Qual é a diferença entre dados e informações?

Binário

Os termos "dados" e "informação" são às vezes mal interpretados como se referindo à mesma coisa. No entanto, eles não são os mesmos.

Dados é uma coleção de valores. Esses valores podem ser caracteres, números ou qualquer outro tipo de dados. Se esses valores não são processados, eles têm pouco significado para um humano. As informações são dados que foram processados ​​para que um humano possa ler, entender e usá-lo.

O "P" na CPU significa "processamento", especificamente, processamento de dados. O processamento de dados em informações é o objetivo fundamental de um computador.

Qual a diferença entre dados e informações?

As informações informam sobre algo. Responde a uma pergunta específica. Representa uma verdade ou fato específico.

Dados é a coleção de valores registrados a partir dos quais as informações podem ser verificadas.

Por exemplo, considere a pergunta "qual é a temperatura externa?" Os dados fornecem a base para uma resposta a essa pergunta. Se os dados forem "25.6" e "Celsius", a resposta será "Fora, a temperatura é de 25.6 graus Celsius". Você deve saber o que é "temperatura" e o que são "graus Celsius" para processar os dados em informações.

Dados de sinal e dados de ruído

Alguns dados não são relevantes ou informativos. Esses dados irrelevantes são chamados de ruído.

Por exemplo, se você criar uma gravação de áudio de um concerto de piano, poderá ouvir pessoas na platéia tossindo ou o som de um ventilador de teto. Esses ruídos são irrelevantes para o objetivo da gravação de áudio, que é gravar o som do piano.

A informação é análoga a um sinal. No exemplo acima, os dados relevantes são o som do piano. Ele responde à pergunta "como era o piano?" Os dados restantes (o ruído) não respondem a essa pergunta, portanto podem ser ignorados ou removidos.

Processamento de sinais e dados

Processamento de sinal é a separação de ruído de um sinal. Um sinal barulhento é analisado e o ruído é reduzido ou removido, para acentuar o sinal ou isolá-lo completamente.

Da mesma forma, o processamento de dados identifica dados significativos e os separa dos dados sem sentido. Os dados significativos são então interpretados, combinados, modificados, conectados e estruturados em algo novo chamado informação.

Exemplos de dados e informações

A seguir, é apresentado um exemplo de dados brutos e como esses dados podem ser reunidos em informações.

Exemplo de dados

UT, 1234, Joe, Circle, SLC, 8015553211, 84084, Smith

Neste exemplo, os dados originais parecem ser um conjunto de palavras e números aleatórios, separados por vírgulas.

Exemplo de Informação

Rua José Bonifácio, 1234, Centro, São José Dos Campos - SP, CEP: 84084-801

Nesta informação, os dados originais foram interpretados, organizados e formatados de acordo com parâmetros predefinidos. Agora, o significado dos dados é claro: são as informações de contato de uma pessoa chamada Joe Smith.