Foco automático rápido combinado com algoritmos adaptativos, um novo formato de armazenamento de imagem e funcionalidades de vídeo profissional tornam a nova câmara topo de gama da Canon interessante. A EOS-1D X Mark III será lançada em Fevereiro.
Na sua nova câmara topo de gama, a EOS-1D X Mark III, a Canon combina inovações tecnológicas com funcionalidades adoptadas a partir de sistemas sem espelho e Cinema EOS.
No seu coração estão o novo processador Digic-X, o sensor de 20,1 megapixels, um novo sistema de espelhos e o obturador. Graças à cooperação destes componentes, devem ser possíveis séries de até 16 quadros por segundo nas fotos do visor. No modo Live View, a câmara dispara até 20 fotogramas por segundo com o obturador mecânico ou electrónico - com total funcionalidade do sistema de focagem automática. Este último oferece 28 vezes mais resolução no centro do sensor do que no modelo anterior, assim como três vezes o número de posições de autofoco. O novo tipo de sensor também permite a leitura mais rápida de dados de imagem e pontuações com menor ruído, bem como uma ampla faixa ISO de 50 a 819.200. Para foco automático, o novo modelo Mark trabalha com tecnologias de Aprendizagem Profunda. Os algoritmos devem reconhecer diferentes situações e seguir rostos, por exemplo, mesmo que os óculos ou uma viseira do capacete os obscureçam.
Além disso, a Canon deu ao EOS-1D X Mark III um novo filtro low-pass, que deve ajudar a obter imagens mais nítidas e de maior resolução e, ao mesmo tempo, evitar efeitos indesejados de moiré.
Novo formato de armazenamento para imagens
Pela primeira vez, as imagens também são armazenadas no novo formato de imagem HEIF (High Efficiency Image Format). Em comparação com o formato JPEG que é utilizado há cerca de 25 anos, oferece uma qualidade de imagem superior praticamente com o mesmo tamanho de ficheiro. As imagens são salvas com 10 bit de profundidade de cor por canal de cor, bem como com alta faixa dinâmica (HDR PQ) e dizem estar praticamente livres de artefatos de compressão.
Além disso, a câmera permite a gravação interna de vídeo no formato RAW. Esta funcionalidade estava anteriormente disponível apenas nos modelos Cinema EOS. Os vídeos RAW são gravados como um arquivo CRM de 12 bits 5,5K (5.472 x 2.886 pixels).
A EOS-1D X Mark III é a primeira câmara da série EOS-1 com Wi-Fi e Bluetooth incorporados. O Wi-Fi está disponível para transferência por FTP, conexão através do software EOS Utility e conexão a um smartphone. O emparelhamento permanente via Bluetooth Low Energy mantém uma ligação sem fios entre a câmara e o smartphone ou tablet sem esgotar a bateria dos dispositivos. Com GPS incorporado, os dados de localização podem ser incorporados.
O EOS-1D X Mark III está previsto para estar disponível a partir de Fevereiro de 2020. O corpo, incluindo um cartão de memória CFe de 64GB, tem um preço de venda a retalho recomendado de 7.299,
euros