Os cerca de 35 funcionários que trabalham na Fujitsu Technology Solutions Sales Services GmbH (FFY) em Berlim estão a enfrentar um futuro incerto. Os planos aparentemente exigem que a FFY cesse as operações até ao final de Março de 2019.
"Para melhorar a rentabilidade do negócio de produtos num mercado muito competitivo, a Fujitsu planeia consolidar as despesas de televendas que suportam o negócio de produtos EMEIA em centros de serviços partilhados nos nossos Centros de Entrega Global (GDCs)". Esta é a declaração oficial da Fujitsu sobre o encerramento previsto do FFY, aparentemente a ter lugar no final de Março. O objetivo é proporcionar clareza para os aproximadamente 35 funcionários o mais rápido possível, bem como encontrar uma solução socialmente aceitável.
As medidas planejadas ainda estão sujeitas a consultas e negociações com os representantes relevantes dos empregados. A Fujitsu For You (FFY) é - tal como a Fujitsu Technology Solutions GmbH (FTS) - uma subsidiária da FTS Holding B.V. A FFY e a FTS GmbH são empresas irmãs.
As razões por detrás do encerramento permanecem pouco claras. A palavra dos círculos de funcionários é que boas vendas foram alcançadas até agora e que as metas foram atingidas. Outro aspecto interessante da história é que a FFY aparentemente recebeu subsídios durante vários anos para criar ou manter empregos. No entanto, quando solicitado, a declaração oficial dizia que o último pagamento já tinha sido feito em 2015 e que "no devido tempo, no caso de uma mudança nas operações, os possíveis efeitos no financiamento do IBB serão esclarecidos directamente com o IBB - tendo em conta os regulamentos aplicáveis".
Fujitsu só anunciou uma reestruturação empresarial global em Outubro, no contexto da qual este encerramento agora provavelmente também cai.