5,2 milhões de dispositivos usam versões antigas do Windows

Embora o suporte ao Windows 7 tenha expirado, este sistema operacional roda em quatro milhões de computadores na Alemanha. Esta é a conclusão do fornecedor de segurança Eset, que recomenda atualizações urgentemente necessárias para evitar riscos de segurança.

Com quase 80% de quota de mercado, a Microsoft tem o poder de mercado na Alemanha com o sistema operacional Windows.

No mercado do sistema operacional, o Windows domina os notebooks e PCs desktop. De acordo com o Statista, a quota de mercado global do sistema operacional da gigante americana Microsoft era de 77,12% em setembro de 2020, seguida pelo MacOS da Apple com 17,57% e o Linux com 1,73%. Na Alemanha, a quota de mercado era de cerca de 80 por cento em Novembro de 2020, de acordo com o fabricante de segurança Eset. A boa notícia é que a maioria dos PCs desktop e notebooks em uso estão rodando o mais recente Windows 10, mas um olhar mais atento aos números publicados pela Eset revela que um total de 5,2 milhões de dispositivos ainda dependem de versões desatualizadas do Windows.

Utilização apesar do fim do suporte

Se forem utilizados sistemas operacionais para os quais as atualizações de segurança não são mais fornecidas pelo fabricante, eles são considerados inseguros. Na Alemanha, um total de 5,2 milhões de PCs desktop e notebooks estão rodando em sistemas operacionais Winwods desatualizados

Quatro milhões de computadores ainda têm o Windows 7 instalado, embora o suporte da Microsoft para ele tenha terminado em 14 de janeiro de 2020. O problema com o uso de sistemas ultrapassados é que as falhas de segurança descobertas pelo fabricante não são mais fechadas com atualizações e podem, portanto, ser exploradas por ciber-criminosos.

Outros dois milhões de dispositivos ainda estão rodando o Windows 8.1. Embora o suporte estendido da Microsoft para este sistema operacional não termine até 10 de janeiro de 2023, o suporte geral já terminou no início de 2018. Cerca de 41 milhões de dispositivos na Alemanha usam o Windows 10 atual. Embora tenha sido possível mudar para esta versão gratuitamente, cerca de 11% dos computadores ainda têm um sistema operacional desatualizado instalado. Isso é mais de cinco milhões de aparelhos na Alemanha. Thomas Uhlemann, Sepcialista de Segurança da Eset, está chocado com estes números: "Este comportamento é negligente. Informações sobre vulnerabilidades de segurança conhecidas se espalham rapidamente em fóruns subterrâneos e são usadas para uma variedade de cenários de ataque. Para as empresas, a utilização pode tornar-se muito cara assim que os dados pessoais são processados nestes dispositivos, porque o Regulamento Geral de Protecção de Dados da UE exige claramente o cumprimento do estado da arte aqui. Da mesma forma, regulamentos de seguradoras cibernéticas ou prestadores de serviços financeiros podem ser invalidados em caso de danos"

Mas não é apenas no ambiente empresarial que a utilização de sistemas operacionais antigos pode ter sérias consequências. Quando se trata de banco online, Eset também recomenda um sistema operacional moderno que é sempre atualizado, a utilização de uma solução de segurança moderna e um navegador atualizado. Isto porque, em caso de danos, os bancos podem recusar um pedido de indemnização porque o cliente negligenciou os seus deveres. De acordo com a Eset, as companhias de seguros cibernéticos também se recusam a resolver reclamações em muitos casos. Os usuários devem, portanto, verificar regularmente o computador que utilizam para o banco online para atualizações e instalá-las.

Em um post de blog, Uhlemann explica porque os sistemas operacionais não recebem mais suporte e, assim, chegam ao fim da vida útil (EOL).