Os ficheiros XSN são ficheiros baseados em XML criados pelo Microsoft Office InfoPath, uma aplicação utilizada para desenhar e criar formulários. Estes ficheiros são utilizados para guardar informações da aplicação Office InfoPath, tais como a estrutura, layout, e desenho de um formulário. Os ficheiros XSN podem ser utilizados pelos utilizadores finais para abrir e preencher formulários num navegador web.
Existem múltiplas formas de ver um ficheiro XSN, dependendo das necessidades e preferências do utilizador. Por exemplo, os ficheiros XSN podem ser abertos no Microsoft Office InfoPath, ou usando um navegador web como o Internet Explorer, Firefox, ou Chrome. Adicionalmente, os utilizadores podem também utilizar um editor XML para visualizar o conteúdo do ficheiro.
Para ver um ficheiro XSN, os utilizadores terão de ter a aplicação Microsoft Office InfoPath instalada no seu computador. Além disso, os utilizadores devem também certificar-se de que têm instalado um navegador web actualizado, tal como o Chrome ou o Firefox. Se um utilizador desejar abrir o ficheiro utilizando um editor XML, terá de ter um editor compatível instalado no seu computador.
Para abrir um ficheiro XSN no Microsoft Office InfoPath, os utilizadores terão de iniciar a aplicação e seleccionar "Abrir" a partir do menu File. Depois, os utilizadores devem seleccionar o ficheiro XSN que desejam abrir e clicar em "Abrir" para ver o ficheiro.
Para abrir um ficheiro XSN num navegador Web, os utilizadores terão de se certificar de que têm um navegador compatível instalado. Depois, devem abrir o navegador e seleccionar o ficheiro XSN que desejam abrir. O formulário deverá então aparecer na janela do navegador, permitindo ao utilizador preencher o formulário e guardar as suas alterações.
Para abrir um ficheiro XSN num editor XML, os utilizadores necessitarão de ter um editor compatível instalado no seu computador. Uma vez instalado o editor, os utilizadores devem abrir o programa e seleccionar o ficheiro XSN que desejam ver. O ficheiro deverá então abrir no editor, permitindo ao utilizador examinar o conteúdo do ficheiro.
Se um utilizador tiver dificuldade em visualizar um ficheiro XSN, existem algumas dicas de resolução de problemas que pode seguir. Primeiro, os utilizadores devem certificar-se de que todas as suas aplicações e navegadores web estão actualizados e são compatíveis com os ficheiros XSN. Além disso, os utilizadores devem certificar-se de que o ficheiro não está corrompido ou danificado. Finalmente, os utilizadores devem verificar a extensão do ficheiro para se certificarem de que se trata de um ficheiro XSN e não de outro tipo de ficheiro.
Se um utilizador não conseguir abrir um ficheiro XSN, poderá ser devido a uma série de factores diferentes. Primeiro, os utilizadores devem verificar se as suas aplicações e navegadores web são compatíveis com os ficheiros XSN. Além disso, devem certificar-se de que o ficheiro não está corrompido ou danificado. Se o ficheiro ainda não estiver a abrir, os utilizadores devem considerar descarregar uma aplicação ou navegador da web diferente que seja compatível com os ficheiros XSN.
A visualização de ficheiros XSN tem inúmeros benefícios, tais como a possibilidade de criar formulários interactivos e guardar dados a partir dos formulários. Além disso, os utilizadores podem abrir ficheiros XSN num navegador web, dando-lhes a capacidade de preencher formulários a partir de qualquer computador ou dispositivo que tenha acesso à Internet. A abertura de ficheiros XSN permite também aos utilizadores partilhar facilmente formulários com outras pessoas e recolher dados a partir de múltiplas fontes.
Existem algumas formas diferentes de descarregar os modelos Xsn:
1. Uma maneira é ir à Loja do Escritório e procurar o modelo que deseja. Assim que o encontrar, clique no botão "Descarregar".
2. Outra forma é ir ao SharePoint Online, e navegar até ao site onde pretende adicionar o modelo. Depois, clique no link "Site Contents", e clique no link "Add an app". Na caixa de pesquisa, escreva o nome do modelo que pretende, e clique no botão "Add it" (Adicionar).
3. finalmente, também pode descarregar os modelos Xsn a partir de websites de terceiros. Basta procurar por "Xsn templates" no seu motor de busca favorito, e encontrará muitos resultados.
Não existe actualmente um programa que abra ficheiros XSN. No entanto, poderá abri-los usando um editor de texto como o Notepad++ ou o Microsoft Word.
Para exportar um formulário InfoPath para PDF, abra primeiro o formulário em InfoPath. Depois, clique no separador Ficheiro e seleccione Guardar como. Na caixa de diálogo Guardar como, seleccione PDF a partir da lista pendente Guardar como tipo. Introduza um nome para o ficheiro PDF e clique em Guardar.
Há duas maneiras de abrir um modelo InfoPath: a partir do InfoPath, ou a partir do Explorador do Windows.
A partir do InfoPath, clique no menu Ficheiro e depois clique em Abrir. Na caixa de diálogo Abrir, seleccione o modelo que pretende abrir e clique em Abrir.
A partir do Explorador do Windows, faça duplo clique no ficheiro do modelo para o abrir no InfoPath.
O substituto para os formulários InfoPath é Microsoft PowerApps. PowerApps é uma plataforma de código baixo que permite aos utilizadores criar aplicações empresariais personalizadas sem a necessidade de codificação. O PowerApps foi concebido para funcionar com dados armazenados no Serviço de Dados Comum (CDS), que é uma plataforma de armazenamento de dados baseada na nuvem. O CDS está incluído no PowerApps, e também pode ser utilizado com outros produtos Microsoft, tais como o Dynamics 365.