Evernote e Google Docs são duas soluções de software populares que o ajudam a gerir e organizar a sua informação digital. Evernote é uma aplicação intuitiva de tomada de notas concebida para capturar e armazenar as suas ideias, pensamentos, e projectos. Pode ser utilizado para armazenar notas, documentos de texto, imagens, gravações áudio, e muito mais. O Google Docs, por outro lado, é um serviço versátil de edição e armazenamento de documentos online. Permite aos utilizadores armazenar e colaborar em documentos, folhas de cálculo, e apresentações online. Neste artigo, discutiremos como mover os ficheiros Evernote para o Google Docs.
Antes de transferirmos ficheiros Evernote para o Google Docs, há algumas coisas que deve saber. Primeiro, o Evernote e o Google Docs oferecem ambos versões gratuitas e pagas. As versões gratuitas são limitadas em características e espaço de armazenamento. Se tiver um grande volume de ficheiros a transferir, pode querer considerar a possibilidade de actualizar para uma versão paga. Em segundo lugar, os ficheiros Evernote só podem ser transferidos para o Google Docs em certos formatos. Os formatos suportados são HTML, PDF, RTF, DOCX, ODT, e TXT.
Agora que já discutimos algumas das noções básicas, vamos dar uma vista de olhos às diferentes formas como pode exportar ficheiros Evernote. O método mais simples é utilizar a aplicação de ambiente de trabalho Evernote. Com este método, pode seleccionar notas individuais ou cadernos inteiros e exportá-los para HTML, PDF, ou RTF. Em alternativa, pode utilizar a extensão do cortador de notas Evernote para o Google Chrome. Esta extensão permite-lhe guardar rapidamente páginas web e outros conteúdos na sua conta Evernote.
Uma vez decidido que método pretende utilizar, pode começar a exportar os seus ficheiros. Se estiver a utilizar a aplicação de ambiente de trabalho Evernote, basta seleccionar a nota ou caderno que deseja exportar e clicar em "Ficheiro" e depois em "Exportar". A partir daí, pode seleccionar o formato desejado e guardar o ficheiro no seu computador. Se estiver a utilizar a extensão do cortador de notas da Web do Evernote, pode guardar rapidamente páginas da Web ou outros conteúdos na sua conta Evernote com um único clique.
Agora que já exportou os seus ficheiros Evernote, está pronto a transferi-los para o Google Docs. Para o fazer, basta entrar na sua conta Google e clicar em "New" e depois em "File Upload". A partir daí, pode seleccionar os ficheiros que deseja carregar e clicar em "Abrir". Uma vez carregados os ficheiros, pode aceder aos mesmos clicando em "My Drive", no canto superior esquerdo do ecrã.
Existem algumas dicas que podem facilitar o processo de transferência. Primeiro, certifique-se de que está familiarizado com os diferentes formatos de ficheiro suportados pelo Google Docs. Isto garantirá que os seus ficheiros serão compatíveis com o serviço. Em segundo lugar, considere a utilização de um conversor de ficheiros online se tiver ficheiros que não sejam suportados pelo Google Docs. Isto permitir-lhe-á convertê-los para um formato aceitável antes de carregá-los.
Se se deparar com quaisquer problemas durante a transferência dos seus ficheiros, há algumas medidas que pode tomar para os resolver. Primeiro, certifique-se de que está a utilizar o formato de ficheiro correcto. Se ainda estiver com problemas, tente abrir o ficheiro num browser diferente ou utilizando um computador diferente. Além disso, pode contactar a equipa de apoio da Google para obter assistência.
Mover os ficheiros Evernote para o Google Docs é um processo simples que pode poupar-lhe tempo e esforço. Com alguns passos simples, pode facilmente transferir os seus ficheiros de um serviço para o outro. Esperamos que este guia tenha sido útil para o ajudar a começar. Boa sorte!