Emails não solicitados são emails enviados por remetentes desconhecidos, sem linha de assunto. São frequentemente enviados em massa e podem conter conteúdos maliciosos, tais como links para websites maliciosos ou malware. Para se proteger, é importante compreender o que são estas mensagens de correio electrónico e como identificá-las.
Na maioria dos casos, os e-mails não solicitados terão algumas características comuns. Isto inclui nenhuma linha de assunto, um nome genérico do remetente, e conteúdo desconhecido. Além disso, podem conter gramática pobre ou tentar pressioná-lo a tomar medidas. Se receber um e-mail com qualquer uma destas características, é provável que seja não solicitado.
A melhor maneira de se proteger de e-mails não solicitados é utilizar software de filtragem de e-mails. Estes programas analisam os emails e filtram aqueles com características suspeitas. Além disso, também pode utilizar a pasta de spam do seu fornecedor de correio electrónico para ajudar a evitar que estas mensagens cheguem à sua caixa de entrada.
Se receber um e-mail não solicitado, a melhor coisa a fazer é eliminá-lo imediatamente. Não é recomendado clicar em quaisquer ligações ou anexos incluídos no e-mail, uma vez que estes podem ser maliciosos. Além disso, deve também comunicar o e-mail ao seu fornecedor de correio electrónico para que este possa tomar medidas contra o remetente.
Os e-mails não solicitados podem conter conteúdos maliciosos, tais como ligações a websites maliciosos ou malware. Se clicar num link num e-mail não solicitado, pode levar a que seja instalado malware no seu computador. Isto pode levar a que as suas informações pessoais sejam roubadas ou que o seu computador seja danificado.
O envio de e-mails não solicitados é ilegal em muitos países. Se for apanhado a enviar este tipo de e-mails, poderá ser sujeito a multas ou outras acções legais. É importante estar ciente das consequências legais do envio de emails não solicitados antes de o fazer.
A melhor maneira de parar as mensagens não solicitadas é utilizar software de filtragem de mensagens. Além disso, pode também contactar o remetente e pedir-lhe que pare de lhe enviar e-mails. Pode também comunicar o remetente ao seu fornecedor de correio electrónico, ou a uma agência governamental, tal como a Comissão Federal do Comércio.
8 Como denunciar e-mails não solicitados
Se receber um e-mail não solicitado, pode denunciá-lo ao seu fornecedor de e-mail ou a uma agência governamental, tal como a Comissão Federal do Comércio. Além disso, pode também contactar directamente o remetente e pedir-lhe que pare de lhe enviar e-mails. A denúncia de mensagens de correio electrónico não solicitadas pode ajudar a proteger-se a si e aos outros contra conteúdos maliciosos.
Existem algumas razões possíveis para que possa estar a receber mensagens de correio electrónico de remetentes desconhecidos:
1. Podem ser mensagens de correio electrónico não solicitadas de empresas ou indivíduos que não estão autorizados a enviar-lhe mensagens de correio electrónico.
2. Podem ser e-mails de phishing, que são e-mails concebidos para o enganar a dar informações pessoais ou a clicar em ligações maliciosas.
3. Podem ser de alguém que tem o seu endereço de correio electrónico mas que não conhece.
Se estiver preocupado com as mensagens de correio electrónico que está a receber, pode tentar bloquear o remetente ou denunciar a mensagem de correio electrónico como spam.
Quando recebe um e-mail não solicitado de um remetente desconhecido, a melhor coisa a fazer é eliminá-lo sem o abrir. Se o abrir, pode estar a abrir-se a si próprio para malware ou outro conteúdo malicioso.
Embora seja possível obter um vírus ao abrir um email, não é muito provável que isso aconteça. A maioria dos vírus são espalhados descarregando ficheiros infectados ou clicando em ligações maliciosas. No entanto, se um email contiver um anexo com um vírus, ou um link para um website que contenha um vírus, é possível obter um vírus ao abrir o email.
Sim, os hackers podem obter informações abrindo o correio electrónico. Podem também obter informações roubando senhas, acedendo a computadores e utilizando outro software malicioso.
Um email fantasma é um endereço de email que já não está a ser utilizado. É geralmente criado quando alguém muda o seu endereço de correio electrónico e esquece de actualizar a sua informação de contacto. Os e-mails fantasmas podem causar uma série de problemas, incluindo:
- mensagens de correio electrónico devolvidas
- comunicações perdidas
- confusão
Quando uma mensagem de correio electrónico é enviada para um endereço de correio electrónico fantasma, normalmente será devolvida ao remetente. Isto pode causar comunicações perdidas e confusão, uma vez que o remetente pode pensar que a mensagem de correio electrónico nunca foi recebida. Além disso, os e-mails fantasmas podem causar problemas com listas de e-mail e boletins informativos, uma vez que podem resultar em informação duplicada ou imprecisa.