Wap

Abreviação de Wireless APplicação Protocol, uma especificação segura que permite aos usuários acessar informações instantaneamente por meio de dispositivos portáteis sem fio, como telefones celulares, pagers, rádios bidirecionais, smartphones e comunicadores.

O WAP oferece suporte à maioria das redes sem fio. Isso inclui CDPD, CDMA, GSM, PDC, PHS, TDMA, FLEX, ReFLEX, iDEN, TETRA, DECT, DataTAC e Mobitex.

WAP é compatível com todos os sistemas operacionais. Os projetados especificamente para dispositivos portáteis incluem PalmOS, EPOC, Windows CE, FLEXOS, OS / 9 e JavaOS.

Os WAPs que usam monitores e acessam a Internet executam os chamados micronavegadores - navegadores com arquivos pequenos que podem acomodar as restrições de pouca memória de dispositivos portáteis e as restrições de largura de banda baixa de uma rede portátil sem fio.

Embora o WAP ofereça suporte a HTML e XML, a linguagem WML (um aplicativo XML) foi desenvolvida especificamente para telas pequenas e navegação com uma mão sem teclado. O WML é escalável a partir de exibições de texto de duas linhas até telas gráficas encontradas em itens como smartphones e comunicadores. WAP também oferece suporte a WMLScript. É semelhante ao JavaScript, mas exige um mínimo de memória e potência da CPU porque não contém muitas das funções desnecessárias encontradas em outras linguagens de script.

Como o WAP é relativamente novo, ainda não é um padrão formal. Ainda é uma iniciativa iniciada por Unwired Planet, Motorola, Nokia e Ericsson.