Um vCard, ou cartão virtual, é um tipo de arquivo que funciona como um cartão de visita eletrônico. Eles contêm informações de identificação sobre uma pessoa, como nome, aniversário, empresa e cargo, bem como informações de contato como número de telefone, endereço de e-mail, URL comercial, endereço para correspondência e perfis de mídia social. Os vCards também podem conter mídia como fotos, clipes de áudio e vídeos.
Os vCards se tornaram sinônimos de arquivos Virtual Card Format (VCF) desde sua origem em 1996. Embora não fossem universalmente suportados no início, o Internet Mail Consortium desenvolveu e promoveu os vCards para se tornarem parte integrante das comunicações online. Eles são predominantemente armazenados como registros na lista de contatos de um dispositivo e às vezes são enviados como anexos de e-mail, mensagens de texto ou códigos QR.
Criação de um vCard
Sempre que um registro de contato é criado em um dispositivo móvel iOS, Windows ou Android, esse registro é salvo como uma extensão de arquivo .vcf e, portanto, é considerado um vCard. Da mesma forma, os sistemas operacionais de computador, como macOS, Windows e Linux, oferecem suporte aos formatos vCard para armazenar informações valiosas sobre uma pessoa com quem o usuário se comunica frequentemente. Diversas plataformas, como Microsoft Outlook e Gmail, também podem importar um arquivo vCard e traduzir os dados brutos em um formato mais legível e amigável.
Exemplos de vCards
Para usar um exemplo, um arquivo vCard para Walt Disney poderia ter a seguinte aparência:
BEGIN: VCARD
VERSION: 4.0
PRODID: - // BBros.us llc // bvCard.com // EN
N: Disney; Walter; E ;;
FN: Walter E Disney
EMAIL: [email protected]
ORG: The Walt Disney Company
TEL: 123-123-1234
TEL; tipo = FAX: 123-123-1234
URL; type = pref: https: //www.disney.com/
ADR :; PO Box 10,000 ;; Buena Vista; FL; 32830; EUA
URL: https: //www.linkedin.com/in/wdisney
URL: https: //www.facebook.com/walt-disney
END: VCARD