O protocolo de transferência de hipertexto (HTTP) é o protocolo subjacente usado pela World Wide Web para definir como as mensagens são formatadas e transmitidas e quais ações os servidores da Web e navegadores devem realizar em resposta a vários comandos. É um protocolo de solicitação-resposta no modelo de computação cliente-servidor. Clientes e servidores se comunicam trocando mensagens individuais. A mensagem enviada pelo cliente, normalmente um navegador da Web, é a solicitação, enquanto a mensagem enviada pelo servidor como resposta é a resposta. O servidor fornecerá recursos como arquivos HTML, que contêm as informações para formatar e exibir páginas da web
Em termos mais simples, quando um URL é inserido em um navegador da Web, um comando HTTP é enviado ao servidor da Web direcionando-o a buscar e transmitir a página da Web solicitada. HTTP é um protocolo sem estado, o que significa que o servidor não é obrigado a reter as informações da sessão ou o status de cada usuário durante várias solicitações. Isso pode se tornar problemático para interações com certas páginas, como o uso de uma cesta de compras de comércio eletrônico. Embora o HTTP não tenha estado, o uso de cookies HTTP permite sessões com estado.
Códigos de status de resposta HTTP
Os códigos de status de resposta HTTP são emitidos por um servidor em resposta a uma solicitação do cliente. Ele indica se uma solicitação HTTP específica foi concluída com êxito e ajuda a identificar a causa do problema. As respostas são divididas em cinco classes:
- Resposta informativa (100-199): uma resposta indicando que o pedido foi recebido e compreendido.
- Resposta bem-sucedida (200-299): uma resposta indicando que a solicitação foi recebida, compreendida e aceita.
- Redirecionamentos (300-399): uma resposta indicando que o cliente deve realizar uma ação adicional para concluir a solicitação.
- Erros do cliente (400-499): O erro foi causado pelo cliente. “404: Não encontrado” é um código de status comum. Isso significa que o servidor não conseguiu encontrar o recurso solicitado. Em um navegador, significa que o URL não é reconhecido.
- Erros do servidor (500-599): O servidor não conseguiu atender à solicitação.
O primeiro dígito indica a classe da resposta. Os dois últimos dígitos não significam nada em termos de classificação. O código de status pode ser encontrado em uma mensagem HTTP, que é como os dados são alterados entre um servidor e um cliente. As mensagens HTTP são compostas por informações textuais codificadas em ASCII e se estendem por várias linhas. Existem dois tipos de mensagens: solicitações e respostas, cada uma com seu próprio formato.
HTTPS
Uma abreviatura semelhante, HTTPS significa HyperText Transfer Protocol Secure. Simplificando, é a versão segura do HTTP. As comunicações entre o navegador e o site (cliente e servidor) são criptografadas pelo Transport Layer Security. Antes de inserir informações confidenciais, como detalhes de cartão de crédito ou uma senha, verifique se o site está usando HTTPS. Caso contrário, todos os dados inseridos no site serão enviados em texto simples, tornando-o suscetível de interceptação.