A rede de armazenamento é a prática de conectar dispositivos de armazenamento e conectá-los a outras redes de TI. As redes de armazenamento fornecem um repositório centralizado para dados digitais que podem ser acessados por muitos usuários e usam conexões de alta velocidade para fornecer desempenho rápido. É mais comum encontrar redes de armazenamento em configurações corporativas, embora alguns fornecedores vendam produtos de armazenamento em rede para consumidores e pequenas empresas.
Rede de armazenamento e SAN
A frase “rede de armazenamento” é comumente usada em referência a redes de área de armazenamento (SANs). Uma SAN vincula vários dispositivos de armazenamento e fornece armazenamento em nível de bloco que pode ser acessado por servidores.
Algumas pessoas também usam a frase “rede de armazenamento” em referência aos dispositivos de armazenamento conectado à rede (NAS). Semelhante a um servidor de arquivos, um array NAS é um dispositivo autônomo que se conecta a uma rede e fornece armazenamento em nível de arquivo que pode ser acessado por usuários finais.
Os benefícios da rede de armazenamento podem incluir desempenho, confiabilidade e disponibilidade aprimorados. Ele pode permitir uma maior colaboração entre os funcionários e pode simplificar algumas tarefas de gerenciamento de TI. As redes de armazenamento também facilitam o backup de dados para fins de conformidade e recuperação de desastres. Além disso, eles podem liberar valiosos ciclos de CPU do servidor para tarefas mais importantes. E, embora configurar uma rede de armazenamento possa ser caro, em alguns casos, pode reduzir os custos gerais de armazenamento.
Armazenamento e outras redes
A rede de armazenamento é muito semelhante a outros tipos de rede de TI. Assim como você pode conectar vários PCs e servidores em uma rede de área local (LAN) ou uma rede de longa distância (WAN), você pode conectar vários arrays de armazenamento em uma rede de área de armazenamento (SAN).
SANs são frequentemente confundidos com outro tipo comum de armazenamento em rede - dispositivos NAS. Resumindo, a diferença entre SAN e NAS é que SAN é uma rede, enquanto uma matriz NAS é um dispositivo conectado a uma rede. Os usuários finais não salvam arquivos diretamente em SANs. Em vez disso, as SANs armazenam blocos de dados para acesso pelos aplicativos em execução nos servidores. Por outro lado, os usuários finais podem salvar arquivos diretamente em dispositivos NAS.
Para tornar as coisas um pouco mais confusas, as linhas entre os dispositivos SAN e NAS estão começando a se confundir, conforme alguns fornecedores lançam dispositivos de armazenamento com uma combinação de recursos SAN e NAS. Muitas organizações usam SANs e dispositivos NAS, e algumas conectam matrizes NAS a seus SANs.
A alternativa ao armazenamento em rede é o armazenamento de conexão direta (DAS). Antes do advento da rede de armazenamento, o DAS era a única opção para salvar informações digitais. Com o DAS, um dispositivo de armazenamento é conectado diretamente a um servidor ou PC, não a uma rede. Exemplos familiares de DAS incluem um disco rígido de desktop ou laptop, um CD-ROM, um stick de memória USB e um disco rígido conectado diretamente a um servidor individual.
Implementação de rede de armazenamento
O processo de configuração de uma rede de armazenamento varia, dependendo se você está implantando um dispositivo SAN ou NAS. Geralmente, os dispositivos NAS são mais fáceis de implantar. Eles se conectam diretamente a uma LAN por meio de uma conexão TCP / IP. Alguns arrays NAS vendidos para redes domésticas ou de pequenas empresas são tão fáceis de implantar que leva apenas alguns minutos para conectar os cabos e configurar a rede antes que os dispositivos estejam funcionando.
A implantação de uma SAN, por outro lado, pode ser muito mais complicada. Você pode criar uma SAN simples com um dispositivo de armazenamento, um controlador SAN e os cabos apropriados. No entanto, em ambientes de data center, uma SAN típica incluirá vários dispositivos de armazenamento, controladores e equipamentos de rede como roteadores, switches, pontes e gateways, muito parecidos com os que você encontraria em uma LAN ou WAN. O design exato da SAN dependerá das necessidades da organização e dos tipos de hardware em uso. As SANs podem usar uma variedade de protocolos de comunicação, incluindo Fibre Channel (o mais comum), iSCSI, ATA sobre Ethernet (AoE), Fibre Channel sobre Ethernet (FCoE), ESCON sobre Fibre Channel, HyperSCSI e outros.
As redes de armazenamento são frequentemente usadas junto com tecnologias de gerenciamento de armazenamento, como software de gerenciamento de recursos de armazenamento, virtualização, espelhamento e compactação.
Tecnologia de rede de armazenamento
Uma organização chamada Storage Networking Industry Association (SNIA) promove a rede de armazenamento e estabelece padrões projetados para expandir o setor. Este grupo publicou a Especificação de Iniciativa de Gerenciamento de Armazenamento (SMI-S) e vários padrões relacionados. Outro grupo, a Fibre Channel Industry Association (FCIA), também promove a tecnologia de gerenciamento de rede de armazenamento e armazenamento de dados, vídeo, rede e rede de área de armazenamento (SAN).