Os ficheiros EXE são programas executáveis que correm em sistemas operativos Windows. Cada ficheiro executável tem um ícone associado, que é uma pequena imagem que representa o programa. É este ícone que aparece ao lado do nome do programa na barra de tarefas, menu Iniciar, ou área de trabalho. O ícone é também utilizado para identificar o ficheiro no File Explorer. Embora o ícone padrão para um ficheiro EXE seja geralmente o mesmo para todos os programas, é possível personalizar o ícone para fazer sobressair o seu programa. Neste artigo, iremos explorar como alterar o ícone de um ficheiro EXE.
Uma das formas mais fáceis de alterar um ícone de ficheiro EXE é usar as ferramentas embutidas do Windows. Tudo o que precisa de fazer é clicar com o botão direito do rato no ficheiro EXE e seleccionar "Propriedades". Pode então seleccionar o botão "Change Icon" no separador "Shortcut". Isto abrirá uma janela onde poderá seleccionar um ícone de uma lista de ícones incorporados, ou poderá seleccionar um ícone personalizado de um ficheiro. Uma vez seleccionado o novo ícone, clique em "OK" e o ícone será actualizado.
Uma biblioteca de ícones é uma colecção de ícones que são utilizados por aplicações e programas Windows. As bibliotecas de ícones são armazenadas num ficheiro chamado DLL (Dynamic Link Library). A biblioteca de ícones padrão é chamada "shell32.dll" e contém centenas de ícones. Pode ver e extrair ícones desta biblioteca usando um programa chamado "Resource Hacker".
Também é possível personalizar o ícone de um ficheiro EXE usando um editor de ícones. Os editores de ícones permitem-lhe criar ou editar ícones, e estão disponíveis tanto para Windows como para Mac. Ao usar um editor de ícones, pode criar um ícone personalizado para o seu ficheiro EXE de raiz ou modificar um ícone existente.
Além de usar um editor de ícones, também pode usar aplicações de terceiros para criar e editar ícones. Estas aplicações podem ser descarregadas a partir da Internet e são geralmente de utilização livre. Algumas das aplicações mais populares incluem GIMP, Paint.NET, e IrfanView.
Outra opção para criar ícones personalizados é a utilização de um gerador de ícones online. Os geradores de ícones permitem-lhe criar ícones a partir de uma variedade de formas, cores e tamanhos. Pode também utilizá-los para criar ícones animados.
Também é possível extrair ícones de ficheiros EXE existentes. Para o fazer, terá de utilizar um programa chamado "Resource Hacker". O Hacker de recursos permite-lhe ver e extrair ícones de ficheiros EXE. Uma vez extraído o ícone, pode utilizá-lo como o novo ícone para o seu ficheiro EXE.
Personalizar o ícone para um ficheiro EXE é uma óptima forma de fazer sobressair o seu programa. Seguindo os passos descritos neste artigo, deverá ser capaz de personalizar facilmente o ícone para o seu ficheiro EXE. É também importante lembrar que pode usar aplicações de terceiros, geradores de ícones online, e editores de ícones para criar ícones personalizados para o seu ficheiro EXE.
Sim, pode alterar o ícone de um ficheiro específico, seguindo estes passos:
1. Clique com o botão direito do rato sobre o ficheiro para o qual pretende alterar o ícone.
2. Seleccione "Propriedades" a partir do menu pendente.
Clique no botão "Mudar Ícone" perto do fundo da janela "Propriedades".
4. escolha o ícone que deseja utilizar da lista de opções, ou clique no botão "Procurar" para seleccionar um ícone de um local diferente no seu computador.
5. Uma vez seleccionado o ícone que deseja utilizar, clique no botão "OK" para guardar as suas alterações.
Não existe uma forma segura de alterar o ícone de um ficheiro executável sem recompilar o código, mas existem alguns métodos que podem funcionar. Um é usar um editor de recursos como Resource Hacker ou Restorator para abrir o ficheiro EXE e substituir o recurso do ícone por um novo. Outro é usar uma ferramenta como o IconTweaker ou o GIMP para editar directamente o ícone.
Se estiver a planear distribuir o ficheiro EXE modificado, deve certificar-se de alterar também a informação da versão para que os utilizadores saibam que foi modificada. Deve também recompilar o código com um novo ícone, se possível, para evitar quaisquer potenciais problemas de compatibilidade.
Há algumas maneiras de adicionar um ícone a um ficheiro executável sem ter um ficheiro de ícone. Uma forma é utilizar um editor de recursos para adicionar um recurso de ícone ao executável. Outra forma é usar um linker para ligar um ficheiro objecto ícone ou biblioteca ao executável.
Não, não se pode modificar ficheiros .exe. No entanto, pode descompilá-los em código fonte, fazer as suas alterações, e depois recompilá-los.
Há duas maneiras de alterar os ícones:
1. Clique com o botão direito do rato sobre o ícone que deseja alterar e seleccione "Propriedades". Na janela "Propriedades", clique no botão "Mudar Ícone". Isto abrirá uma janela onde poderá seleccionar um novo ícone.
2. A outra forma de alterar ícones é através da edição do registo. Este é um método mais avançado e só deve ser tentado por utilizadores que se sintam à vontade para trabalhar com o registo. Para o fazer, abra o Editor do Registo (regedit.exe) e navegue para a seguinte chave:
Painel de Controlo HKEY_CURRENT_USERPainel de ControloDesktopWindowMetrics
No painel da direita, faça duplo clique no valor "IconSize" e altere-o para o tamanho desejado (32, 48, 64, etc). Em seguida, faça duplo clique no valor "Shell Icon Size" e altere-o para o tamanho que desejar. Feche o Editor de Registo e reinicie o seu computador para que as alterações tenham efeito.