O que é GPS?

Abreviatura de Global Posicionamento System, um sistema de navegação mundial MEOsatellite formado por 24 satélites orbitando a Terra e seus respectivos receptores na Terra. Os satélites orbitam a Terra a aproximadamente 12,000 milhas acima da superfície e fazem duas órbitas completas a cada 24 horas. Os satélites GPS transmitem continuamente sinais de rádio digital que contêm dados sobre a localização dos satélites e a hora exata para os receptores terrestres. Os satélites são equipados com relógios atômicos com precisão de um bilionésimo de segundo. Com base nessas informações, os receptores sabem quanto tempo leva para o sinal chegar ao receptor terrestre. À medida que cada sinal viaja na velocidade da luz, quanto mais tempo o receptor leva para receber o sinal, mais longe está o satélite. Ao saber a distância de um satélite, o receptor sabe que ele está localizado em algum lugar da superfície de uma esfera imaginária centrada no satélite. Usando três satélites, o GPS pode calcular a longitude e latitude do receptor com base na intersecção das três esferas. Ao usar quatro satélites, o GPS também pode determinar a altitude.

O GPS foi desenvolvido e é operado pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos. Era originalmente chamado de NAVSTAR (Sistema de Navegação com Tempo e Alcance). Antes de suas aplicações civis, o GPS era usado para fornecer recursos de navegação XNUMX horas em qualquer tempo para forças militares terrestres, marítimas e aéreas.

O GPS tem aplicações além da navegação e determinação de localização. O GPS pode ser usado para cartografia, silvicultura, exploração mineral, gerenciamento de habitação de vida selvagem, monitoramento do movimento de pessoas e coisas e trazendo o tempo preciso para o mundo.