A compreensão dos conceitos de equidade líquida, activos líquidos e equidade do défice é importante tanto para as empresas como para os investidores. Ter um bom domínio dos diferentes elementos ajuda a tomar decisões informadas relativamente a investimentos e operações comerciais. Neste guia, abordaremos as definições de património líquido, património líquido e deficit equity, as diferenças entre património líquido e património líquido, a relação entre património líquido e deficit equity, como calcular estes três elementos, exemplos de património líquido, património líquido e deficit equity, e os benefícios de conhecer estes conceitos.
Património líquido é o valor total dos activos de uma empresa menos o seu passivo. É a diferença entre o que uma empresa possui e o que deve aos credores. É também conhecido como capital próprio dos proprietários, capital próprio dos accionistas ou valor contabilístico.
O activo líquido é o activo total de uma empresa menos o seu passivo total. É o montante do capital que uma empresa tem disponível para investir nas suas operações.
O Património com Défice é o montante pelo qual o passivo de uma empresa excede o seu activo. É a diferença entre o valor do passivo de uma empresa e o valor dos seus activos.
A diferença chave entre Património Líquido e Activo Líquido é que o Património Líquido é o valor do activo de uma empresa menos o seu passivo, enquanto que o Activo Líquido é o activo total de uma empresa menos o seu passivo total.
A relação entre Património líquido e Património deficitário é que o Património líquido é o montante pelo qual o activo de uma empresa excede o seu passivo, enquanto que o Património deficitário é o montante pelo qual o passivo de uma empresa excede o seu activo.
O património líquido pode ser calculado subtraindo o passivo de uma empresa ao seu activo. O activo líquido pode ser calculado subtraindo o passivo total de uma empresa do seu activo total. O capital próprio deficitário pode ser calculado subtraindo os activos de uma empresa do seu passivo.
Um exemplo de património líquido é o valor do activo de uma empresa menos o seu passivo. Um exemplo de património líquido é o total do activo de uma empresa menos o seu passivo total. Um exemplo de capital próprio deficitário é o montante pelo qual os passivos de uma empresa excedem os seus activos.
Conhecer os conceitos de património líquido, património líquido e défice de capital próprio é importante tanto para as empresas como para os investidores. Ajuda-os a tomar decisões informadas relativamente a investimentos e operações comerciais. Permite-lhes também avaliar a saúde financeira de uma empresa e os riscos potenciais a ela associados.
O património líquido (património líquido) é o valor total dos activos de uma empresa menos o total dos seus passivos. Este é o montante que sobraria para os accionistas se a empresa fosse liquidada.
Défice sobre o capital próprio significa que a empresa tem mais passivos do que activos. Isto pode acontecer por várias razões, mas normalmente indica que a empresa está em dificuldades financeiras. Se o défice for grande, pode significar que o negócio está insolvente e pode não ser capaz de continuar a funcionar.
Um défice de activos líquidos é um termo utilizado para descrever a posição financeira de uma empresa quando o seu passivo excede o seu activo. Isto pode acontecer por diversas razões, tais como quando uma empresa contrai demasiadas dívidas, ou quando tem um capital próprio negativo. Um défice do activo líquido também pode ocorrer quando uma empresa tem mais passivos do que activos no seu balanço patrimonial. Este é frequentemente o caso de empresas em fase de arranque, que muitas vezes têm capital próprio negativo porque ainda não geraram receitas suficientes para cobrir os seus custos.
Não, o défice e o capital próprio não são a mesma coisa. Défice é quando o passivo de uma empresa excede os seus activos, enquanto que o capital próprio é o valor da participação de uma empresa. O capital próprio pode ser positivo ou negativo, mas o défice é sempre negativo.
Os quatro tipos de capital próprio são capital próprio comum, capital próprio preferencial, capital próprio convertível, e capital próprio não convertível.
O capital próprio comum é a forma mais básica de capital próprio e é tipicamente o que é oferecido aos accionistas de uma empresa. A equidade preferencial é uma forma de equidade mais especializada que dá aos accionistas um tratamento preferencial em termos de dividendos ou direitos de voto. Capital próprio convertível é o capital próprio que pode ser convertido noutra forma de capital, tal como acções ordinárias, à discrição do detentor. Capital próprio não convertível é capital próprio que não pode ser convertido noutra forma.