Um endereço IP privado, também conhecido como endereço IP local, é fornecido a um dispositivo específico em uma rede local e só pode ser acessado por outros dispositivos nessa rede. Os endereços IP privados não são roteados diretamente para a Internet. Para um dispositivo que usa um endereço IP privado para acessar a Internet, sua solicitação deve passar pelo roteador, que usa o endereço IP público. Enquanto os provedores de serviços de Internet atribuem endereços IP públicos aos dispositivos, um roteador local (como o de uma casa) fornece endereços IP privados para todos os dispositivos que se conectam à rede local.
Um endereço IP privado, como um público, tem quatro seções diferentes e uma série de dígitos numéricos. Um endereço IP pode ser formatado como 1.12.413.058, por exemplo. De todas as combinações numéricas disponíveis para endereços IP, alguns intervalos são reservados especificamente para endereços IP privados. Estes incluem 10, 172.16 172.31 e 192.68. Nenhum endereço IP público estará nesses intervalos numéricos.
Endereços IP privados dentro de redes
Ao contrário dos endereços IP públicos, os endereços IP privados não são visíveis para ISPs ou navegadores da web. Isso os torna mais privados. Isso também pode proteger os dispositivos até certo ponto, uma vez que eles não podem ser acessados diretamente pela Internet. Os sites não podem reunir dados de endereço IP privado do dispositivo específico ao qual pertence, embora ainda possam obter o endereço IP público dessa rede privada. Mas os endereços IP dos próprios dispositivos são mais seguros.
Nenhum dispositivo na mesma rede privada pode ter o mesmo endereço IP privado; cada um recebe um único. Mas dois dispositivos de redes diferentes podem ter o mesmo endereço IP privado, uma vez que não interagirão um com o outro. Apenas dispositivos dentro de uma rede privada podem interagir normalmente. Como não há um número inesgotável de endereços IP privados disponíveis, é necessário que alguns deles sejam iguais. Isso normalmente não é um problema, especialmente porque os endereços privados não podem acessar a Internet diretamente. Portanto, os sites não verão várias solicitações provenientes do mesmo endereço IP.