O fator de forma M.2 é um tipo de placa de unidade de estado sólido que se insere na placa-mãe do computador. Ele serve como armazenamento de dados de memória secundária e não volátil. Uma unidade M.2 pode ser conectada a uma placa-mãe por meio de uma porta designada, em vez de usar um cabo, que muitos SSDs tradicionais exigem.
As unidades M.2 usam uma conexão Serial AT (SATA) ou um barramento PCI Express (PCIe) para processamento e armazenamento de dados; esses são dois métodos diferentes de conectar a unidade ao computador. As especificações do computador decidem qual é usado, mas alguns computadores permitem ambos e outros permitem apenas um. É importante saber o que o computador suporta antes de comprar uma unidade M.2, pois algumas são projetadas apenas para SATA ou PCIe. Usar uma conexão PCIe é normalmente mais rápido, embora não excessivamente.
PCIe versões 3.0 ou posteriores também podem suportar a tecnologia Non-Volatile Memory Express (NVMe). Isso aumenta significativamente as velocidades de processamento para grandes requisitos de armazenamento de dados. Embora os SSDs sejam uma forma de armazenamento de dados não volátil, o NVMe usa um barramento PCIe para ignorar um controlador de sistema e processar dados como se estivessem na memória principal. Isso é mais útil para aplicativos grandes ou outros arquivos de dados que, de outra forma, levariam muito tempo para serem processados. No entanto, nem todas as placas-mãe mais antigas suportam a tecnologia NVMe e nem sempre podem ser modificadas para isso. E nem todas as portas PCIe suportam NVMe, mas usar uma conexão PCIe para uma unidade M.2 ainda é mais rápido do que usar SATA.
Alguns usuários de SSD notaram problemas de superaquecimento, especialmente com barramentos PCIe, pois eles são mais rápidos. A localização do barramento (e a quantidade de espaço que ele possui no computador) pode afetar seu resfriamento e desempenho. Muitos SSDs são projetados para diminuir automaticamente o trabalho da unidade se ela estiver superaquecendo; eles são feitos com certas especificações de temperatura ideais. O desempenho da unidade diminuirá se a unidade exceder as recomendações de aquecimento máximo.