Amaça Push Notificação Service (APNS) é um serviço da Apple que permite que um usuário ou serviço envie mensagens de notificação por push para aplicativos Apple iOS e Mac OS X. APNS estreou para o iPhone da Apple com o lançamento da atualização do iOS 3 da Apple em junho de 2009.
O Apple Push Notification Service foi adicionado como uma API (interface de programa de aplicativo) ao sistema operacional Mac OS X a partir do lançamento 10.7 “Lion”. A Apple refinou seu suporte a APNS no Mac OS X em 2012 com a adição do Centro de Notificação no lançamento do sistema operacional 10.8 “Mountain Lion”.
Como funciona o serviço de notificação push da Apple
O Apple Push Notification Service entra em ação quando os desenvolvedores de software geram notificações em seu software de servidor. Esses servidores se conectam com o APNS por meio de um canal persistente e seguro para enviar as notificações criptografadas aos seus dispositivos de destino.
Cada notificação de APNS é uma mensagem curta que consiste em um token de dispositivo e a carga útil. O token do dispositivo é um identificador que permite que o APNS encaminhe a notificação para o dispositivo pretendido, e a carga útil é uma propriedade definida por JSON que contém as informações na notificação e também como o usuário do dispositivo será alertado.
As notificações de APNS podem assumir a forma de sons, emblemas (um número colocado no ícone do aplicativo para refletir as informações atualizadas dentro do aplicativo) ou alertas de texto que são exibidos para o usuário.
Como criar suas próprias mensagens APNS
Os desenvolvedores interessados em criar suas próprias mensagens do Apple Push Notification Service podem começar criando primeiro uma conta de desenvolvedor Apple e registrando um dispositivo iOS e, em seguida, criando um perfil de provisionamento iOS. A Apple lançou o Guia de programação de notificação local e push da Apple para orientar ainda mais os desenvolvedores na criação e envio de suas próprias mensagens APNS.