A casa de leilões online Ebay alterou as suas regras de classificação em 22 de Maio. Desde então, os compradores não podem mais ser classificados negativamente. Os vendedores, por outro lado, ainda têm de aturar as más notas. Isto não vai bem com a comunidade de vendedores.
As de 22 de Maio, os vendedores do Ebay já não podem avaliar os seus compradores de forma neutra ou negativa. De acordo com a linguagem oficial, isto é para evitar "revisões de vingança" por parte dos vendedores sobre os compradores. O cliente - por isso a argumentação - pode expressar a sua opinião no futuro sem medo da sua própria avaliação negativa. Isto não vai bem com os vendedores do Ebay. Um tópico correspondente no fórum do Ebay tinha mais de 2.000 postagens até a hora de ir para a imprensa.
Para a maioria dos vendedores, é "simplesmente uma questão de justiça versus arbitrariedade", como escreve um vendedor do Ebay. "Qualquer comprador pode classificar-me de vermelho, se eu o merecer. Mas se eu não o mereço, ou seja, se a classificação for injusta, então quero ser capaz de me defender", exige ele. Alguns dos comerciantes suspeitam que Ebay está tentando desta forma estabelecer o próprio serviço de pagamento da empresa "Paypal" mais firmemente na Alemanha, outros estão ameaçando mudar para a casa de leilões concorrente "Hood". O problema aqui é que a oferta e a procura regulam o preço. E a marca estabelecida Ebay tem mais compradores potenciais.
Um comerciante Ebay afirma já ter observado que seus clientes estão pagando mais tarde. Mais "não pagadores" também podem ser esperados no futuro, ele prevê e pergunta polêmicamente: "Onde posso documentar isso novamente agora? Hmm, isso mesmo, apenas positivo. Estou-me a rir."
Discutam as novas regras de classificação do Ebay no IT BUSINESS Forum.