A abreviatura AVI significa "Audio Video Interleave", que se refere a um ficheiro de vídeo ou a um formato especial de contentor da Microsoft que pode conter várias fontes de vídeo, assim como várias fontes de áudio e legendas.
Arquivos com a extensão "AVI" são arquivos de vídeo que são salvos em um formato especial de container da Microsoft. Eles podem conter vários arquivos de vídeo e áudio, assim como legendas, por exemplo.
Embora o arquivo de vídeo AVI já tenha sido apresentado ao público pela Microsoft em 1992, o formato ainda é muito difundido hoje em dia. Portanto, arquivos AVI geralmente podem ser reproduzidos em quase todos os dispositivos sem qualquer problema. Em PCs Windows, isso geralmente é feito através do Windows Media Player da Microsoft. Em dispositivos móveis, arquivos AVI podem ser abertos com programas de reprodução como o VLC player.
Faltam funções e recursos úteis
No entanto, devido à idade de desenvolvimento, um arquivo de vídeo em formato AVI não tem algumas funções úteis que um arquivo de vídeo moderno já deveria oferecer. Por exemplo, nenhum menu interativo pode ser criado ou gerado. Além disso, só podem ser geradas legendas comparativamente pobres. Além disso, existe frequentemente uma falta de normalização. Por exemplo, a relação de aspecto não pode ser gravada de uma forma padronizada. Portanto, não é possível que o software de reprodução correspondente selecione automaticamente a relação de aspecto correta.
Também em relação à ordem do campo, não há uma maneira padronizada. Além disso, um arquivo de vídeo AVI não é projetado para formatos com uma taxa de quadros variável (VFR). Em certos casos, a compressão de vídeo também não é possível. Além disso, não há suporte para capítulos ou menus e não há possibilidade de especificar códigos de tempo uniformemente.
Em alguns casos, porém, essas limitações podem ser contornadas. O codificador FFmpeg Vorbis, por exemplo, permite o uso de áudio em arquivos AVI. No entanto, isto é normalmente acompanhado por um aumento do volume de dados (overhead) ou incompatibilidades em relação ao hardware e software utilizado. Problemas deste tipo acabaram também por conduzir ao desenvolvimento de formatos de contentores modernos e funcionalmente optimizados - tais como Ogg Media, o formato de contentor MP4 ou também Matroska.