Disco Dingo é o codinome Ubuntu para a versão 19.04 do sistema operacional Ubuntu Linux. Lançado oficialmente em 18 de abril de 2019, Disco Dingo segue o lançamento do Cosmic Cuttlefish (v18.10). Ao contrário do antecessor do Cosmic Cuttlefish, Bionic Beaver, que era um lançamento de Long-Term Support (LTS) projetado para ter suporte por cinco anos, tanto Disco Dingo quanto Cosmic Cuttlefish terão suporte por apenas nove meses.
Como resultado, o lançamento do Ubuntu 19.04 Disco Dingo terá suporte até 21 de janeiro, enquanto o Bionic Beaver continuará com suporte até abril de 2023.
O que há de novo no Ubuntu 19. 04 Disco Dingo?
Ubuntu 19.04 Disco Dingo oferece principalmente pequenas melhorias e adições para o sistema operacional do servidor Linux em comparação com as versões anteriores, com foco no Disco Dingo em melhorar o desempenho e a robustez do Ubuntu em servir como uma ferramenta de nível empresarial para implantação de servidor e desenvolvimento de infraestrutura.
As atualizações no Disco Dingo incluem GNOME 3.32 com melhorias de velocidade e aprimoramentos para o novo tema Yaru introduzido no Ubuntu Cosmic Cuttlefish, a atualização do Linux Kernel 5.0, a biblioteca gráfica de código aberto Mesa versão 19.0, controles de permissão de aplicativo, livepatching para atualizações de kernel sem ter que executar reinicialização do sistema e muito mais.
O que exatamente é um Disco Dingo?
Disco é um termo que se refere a um estilo de música, clube ou festa que toca música disco. As discotecas eram populares na década de 1970, mas ainda hoje têm algum apelo junto do público menor. Um dingo é um cão selvagem ou parcialmente selvagem nativo da Austrália e facilmente identificado por sua pelagem marrom.
Espera-se que o lançamento do Disco Dingo do Ubuntu Linux seja seguido pelo lançamento do Ubuntu 19.10 Eoan Ermine, que deve estrear em outubro de 2019.