Um gateway pode se referir a alguns termos:
Nó de gateway
Um gateway é um nó em uma rede de computadores que serve como entrada para outra rede. Um nó é um local de processamento onde os dados param para transporte ou leitura. Por exemplo, um computador ou modem é um nó, enquanto um cabo de computador não é. Um gateway é um ponto de parada para dados em seu caminho de ou para outras redes. Por causa dos gateways, é possível enviar e receber dados.
Um nó de gateway pode executar serviços de aplicativo e realizar cálculos. É o ponto de entrada para o domínio.
No local de trabalho, o gateway é o computador que roteia o tráfego de uma estação de trabalho para a rede externa que atende as páginas da web. O nó de gateway opera como firewall e servidor proxy. O firewall impede a entrada de tráfego indesejado. O servidor proxy garante que o servidor real possa lidar com solicitações de dados online. Para uso doméstico, o gateway é o Provedor de Serviços de Internet (ISP) que conecta o usuário à Internet.
O termo gateway às vezes é usado alternadamente com roteador, mas eles não são iguais. Um roteador é um dispositivo físico que conecta um modem a todos os dispositivos conectados à rede, como computadores, smartphones e câmeras domésticas. Um gateway é diferente porque é simplesmente uma combinação de um roteador e um modem. Ele combina os dois para fornecer uma única peça de hardware.
Gateway de satélite
Um gateway de satélite é um sistema de computador localizado em uma estação terrestre na Terra que transmite dados e sinais de voz de e para o satélite em órbita para a rede local. Ele abriga as antenas e equipamentos que convertem o sinal de radiofrequência em um sinal de protocolo da Internet para conectividade terrestre.