Uma pontuação FICO é um número de três dígitos que os credores utilizam para avaliar a solvabilidade de uma pessoa. Varia entre 300-850, sendo que quanto mais alto for o número melhor. A pontuação é calculada utilizando informações do relatório de crédito de uma pessoa, tais como o histórico de pagamento, a quantidade de dinheiro em dívida e a duração do seu histórico de crédito.
Existem múltiplas formas de obter a sua pontuação FICO. Pode obter uma cópia gratuita do seu relatório de crédito de cada uma das três agências de crédito nacionais (Equifax, Experian, e TransUnion) uma vez por ano. Em alternativa, pode adquirir a sua pontuação junto das mesmas agências de crédito. Também pode obter a sua pontuação em alguns bancos e empresas de cartões de crédito, bem como através de certas aplicações e websites.
A sua pontuação FICO baseia-se em vários factores, incluindo o seu histórico de pagamentos, a quantia de dinheiro que deve, a duração do seu histórico de crédito, novas contas de crédito, e os tipos de crédito em uso.
A sua pontuação FICO pode ser melhorada pagando as suas contas a tempo, reduzindo o montante que deve, mantendo contas antigas abertas, e não abrindo demasiadas contas novas. Além disso, deve sempre rever regularmente o seu relatório de crédito para garantir a exactidão.
Ter uma boa pontuação FICO pode beneficiá-lo de muitas maneiras. Pode dar-lhe acesso a taxas de juro mais baixas quando pede dinheiro emprestado, melhores condições nos cartões de crédito, e até melhores oportunidades de emprego.
Ter uma pontuação FICO baixa pode ter consequências negativas, tais como taxas de juro elevadas em empréstimos e cartões de crédito, dificuldade em obter crédito, e até mesmo negação de certas oportunidades de emprego.
Existem vários tipos diferentes de pontuações FICO, incluindo pontuações FICO tradicionais, pontuações FICO específicas da indústria, e pontuações FICO NextGen. Cada pontuação é utilizada para fins específicos e baseia-se em diferentes conjuntos de critérios.
É importante monitorizar regularmente a pontuação FICO, pois pode ajudá-lo a detectar quaisquer problemas com o seu relatório de crédito. Pode fazê-lo através da revisão regular do seu relatório de crédito, da criação de alertas para alterações ao seu relatório de crédito, e da utilização de um serviço de monitorização de crédito.
É importante compreender os diferentes intervalos de pontuação FICO, que são tipicamente divididos em cinco categorias: excelente (750-850), muito bom (700-749), bom (650-699), justo (600-649), e mau (300-599). Conhecer a sua pontuação pode ajudá-lo a determinar como os credores vêem a sua solvabilidade.
Existem algumas formas de obter a sua pontuação FICO. Pode encomendá-la directamente no sítio web FICO, ou pode obtê-la junto de certos emissores de cartões de crédito e agências de informação de crédito. Algumas instituições financeiras também fornecem pontuações FICO aos seus clientes.
As três empresas que lhe podem dar a sua pontuação FICO são Experian, TransUnion, e Equifax.
O seu banco pode dar-lhe a sua pontuação FICO, mas não é necessário. O Fair Credit Reporting Act (FCRA) não exige que os bancos dêem aos consumidores a sua pontuação FICO. Contudo, alguns bancos podem optar por dar aos consumidores a sua pontuação FICO gratuitamente, como forma de promover a contracção responsável de empréstimos e a gestão do crédito. Se não tiver a certeza se o seu banco oferece este serviço, pode pedir a um representante de serviço ao cliente.
A pontuação FICO que a maioria dos mutuantes hipotecários usa em 2022 é a pontuação FICO 8. Esta pontuação é a pontuação de crédito mais utilizada, e é a pontuação em que a maioria das entidades financiadoras se baseia ao tomar decisões de empréstimo. A pontuação FICO 8 é uma boa pontuação a ter, e é uma pontuação que a maioria das pessoas pode obter.
A pontuação FICO mais comummente utilizada é a pontuação que os emprestadores utilizam para tomar decisões de crédito. Esta pontuação é tipicamente a pontuação média das três pontuações fornecidas pelas agências de informação de crédito.