O mau funcionamento de um monitor pode apresentar-se de várias formas. Os sinais comuns podem incluir problemas de visualização como cintilação, escurecimento, ou pixels mortos, bem como sinais físicos como zumbidos, apitos, ou cheiros de queimadura.
Os monitores de computador podem falhar por uma variedade de razões, incluindo um fornecimento de energia defeituoso, um condutor desactualizado, ou danos causados por picos de energia ou manuseamento incorrecto.
Quando um monitor começa a falhar, os utilizadores podem ser capazes de repará-lo eles próprios se o problema for relativamente menor. Contudo, para problemas mais graves, tais como um painel danificado ou um condutor de visualização, poderá ser necessária uma reparação profissional.
O custo de reparação ou substituição de um monitor de computador pode variar muito dependendo do tipo de monitor e da gravidade do problema. Os utilizadores devem considerar o custo da reparação ou substituição antes de tentarem qualquer reparação de bricolage.
O mau funcionamento do monitor pode ser evitado ou minimizado através de algumas medidas preventivas. Estas incluem assegurar que o monitor está devidamente ligado a um protector de picos, actualizar regularmente os condutores do monitor, e evitar danos físicos tais como queda ou pontapés no monitor.
Se um utilizador for incapaz de reparar ele próprio o seu monitor, deve considerar a possibilidade de procurar ajuda profissional. As oficinas profissionais de reparação de computadores podem diagnosticar o problema e fornecer conselhos sobre o melhor curso de acção.
Se o custo de reparação ou substituição for demasiado elevado, os utilizadores poderão ter de considerar a compra de um novo monitor. Ao escolher um substituto, os utilizadores devem considerar o seu orçamento, o tamanho e a resolução do monitor, e quais as características mais importantes para as suas necessidades.
Quando um monitor está para além da reparação, os utilizadores devem considerar a sua reciclagem. Muitas lojas de reparação de computadores e centros de reciclagem electrónica aceitarão monitores para uma eliminação e reciclagem adequadas.
Quando um monitor avariado é substituído ou reparado, os utilizadores podem usufruir dos benefícios de um monitor a funcionar correctamente. Estes benefícios incluem maior produtividade, melhor qualidade de imagem, e maior conforto.
Compreender o impacto do mau funcionamento de um monitor de computador é um artigo que cobre os vários aspectos do mau funcionamento do monitor, como identificá-los, e como resolvê-los adequadamente. Desde o reconhecimento dos sinais de avaria de um monitor e a exploração das opções de reparação até à escolha de um monitor de substituição e dos benefícios de um monitor em funcionamento, este artigo fornecerá aos leitores a informação de que necessitam para manter os seus monitores a funcionar sem problemas.
Um monitor danificado pode ter fissuras no ecrã, ou o ecrã pode ficar completamente estilhaçado. A retroiluminação também pode ser danificada, fazendo com que o ecrã apareça escuro ou com pouca luminosidade. Em alguns casos, o monitor pode ainda funcionar, mas com qualidade reduzida.
Primeiro, verifique se o cabo de alimentação está ligado e se o monitor está ligado. Se o cabo de alimentação estiver ligado e o monitor estiver ligado, mas o ecrã ainda estiver em branco, o monitor pode estar partido. Para testar isto, tente ligar o monitor a uma tomada diferente. Se o ecrã ainda estiver em branco, é provável que o monitor esteja partido e tenha de ser substituído.
A duração média de vida de um monitor é normalmente de cerca de 3-5 anos. No entanto, isto pode variar dependendo do tipo de monitor, da frequência da sua utilização, e de quão bem é tratado. Por exemplo, um monitor de gama alta pode durar mais do que um modelo de gama baixa. Além disso, um monitor que é utilizado frequentemente pode ter uma duração de vida mais curta do que um que é utilizado com parcimónia. Por último, um monitor bem conservado e limpo regularmente durará provavelmente mais tempo do que um que não o seja.
Há algumas coisas a ter em mente quando decidir se precisa de um monitor novo. Em primeiro lugar, considere para que é que vai utilizar o monitor. Se precisar simplesmente de um ecrã maior, poderá conseguir safar-se com a simples adição de um segundo monitor. Contudo, se planeia utilizar o monitor para jogos ou outras actividades de alta resolução, precisará de um monitor de gama superior.
Segundo, dê uma vista de olhos na qualidade do seu monitor actual. Se começar a mostrar sinais de desgaste, tais como um ecrã cintilante ou descoloração, é provavelmente altura de uma actualização.
Finalmente, considere o seu orçamento. Os monitores podem variar de algumas centenas de dólares a vários milhares, por isso é importante saber quanto está disposto a gastar. Uma vez considerados todos estes factores, deverá ter uma melhor ideia sobre se precisa ou não de um novo monitor.
Existem algumas formas diferentes de verificar o estado de saúde do seu monitor. Uma forma é utilizar uma ferramenta integrada no seu computador. Para o fazer num PC com Windows, clique com o botão direito do rato no ambiente de trabalho e seleccione "Resolução do ecrã". A partir daqui, clique na ligação "Definições Avançadas". Na nova janela que se abre, clique no separador "Monitor". Isto irá mostrar-lhe informações sobre o seu monitor, incluindo o fabricante, número do modelo, número de série, e muito mais.
Outra forma de verificar o estado do seu monitor é utilizar uma ferramenta de terceiros. Há algumas opções diferentes disponíveis, mas uma escolha popular é o Monitor Asset Manager. Esta ferramenta foi concebida para o ajudar a resolver problemas com o seu monitor, e pode fornecer-lhe informação detalhada sobre a saúde do seu monitor.
Para utilizar o Monitor Asset Manager, basta descarregar e instalar o programa. Uma vez instalado, abra o programa e clique no separador "Diagnóstico". A partir daqui, pode optar por executar um diagnóstico completo no seu monitor. Isto demorará alguns minutos, mas dar-lhe-á informações completas sobre a saúde do seu monitor.