Este artigo fornecerá uma visão geral dos servidores ISO, incluindo o que são e o que podem fazer. Explicará também porque pode ser benéfico construir um servidor ISO para o seu próprio uso.
Esta secção discutirá os vários componentes que terá de considerar ao construir o seu servidor ISO. Cobrirá tópicos tais como hardware, software, e requisitos de armazenamento.
Esta secção cobrirá os passos para instalar e configurar o sistema operativo para o seu servidor ISO. Irá também fornecer informação sobre como optimizar o sistema operativo para a máxima eficiência.
Esta secção discutirá os vários protocolos de segurança que deve considerar ao construir o seu servidor ISO. Cobrirá tópicos tais como autenticação, encriptação, e firewalls.
Esta secção explicará como configurar o espaço de armazenamento necessário para o seu servidor ISO. Irá discutir tópicos tais como matrizes RAID e riscas de disco.
Esta secção explicará como criar imagens ISO no seu servidor ISO. Irá cobrir tópicos tais como formatos de imagem, compressão de imagem, e verificação de imagem.
Esta secção explicará como utilizar o seu servidor ISO para aceder a imagens ISO. Irá discutir tópicos tais como montagem de imagens, transferência de imagens, e verificação de autenticidade.
Esta secção explicará como resolver problemas comuns com o seu servidor ISO. Irá cobrir tópicos como o diagnóstico de problemas de hardware e software, resolução de problemas de rede, e restauração de dados.
Existem algumas formas de fazer uma ISO do seu sistema operativo. Uma maneira é usar uma ferramenta como ImgBurn ou InfraRecorder para criar uma ISO a partir dos ficheiros do seu sistema operativo. Outra maneira é usar uma ferramenta como o Rufus para criar um ISO a partir de uma drive USB de arranque.
Não há uma resposta única a esta pergunta, pois depende dos requisitos específicos da norma ISO que está a tentar cumprir. Contudo, em geral, terá de desenvolver um sistema de gestão de qualidade (QMS) que satisfaça os requisitos da norma ISO que está a tentar atingir. Isto implicará o desenvolvimento de políticas e procedimentos em torno de áreas-chave como o controlo de qualidade, a gestão de riscos e a gestão de documentos. Uma vez desenvolvido o seu SGQ, terá de obter a certificação independente por um organismo acreditado pela ISO para realizar tal certificação.
Existem algumas formas diferentes de executar um ficheiro ISO num servidor, dependendo do que necessita para o utilizar. Se apenas precisar de aceder aos ficheiros no ISO, pode montá-lo como uma unidade usando uma ferramenta como Daemon Tools Lite. Isto irá criar uma unidade virtual à qual poderá aceder como qualquer outra unidade no seu computador. Se precisar de instalar realmente o software no ISO, terá de usar uma ferramenta como Alcohol 120% para criar uma imagem de arranque do ISO. Isto permitir-lhe-á executar o ISO directamente a partir do seu disco rígido, o que é necessário para instalar a maioria do software.
Se pretende obter um servidor ISO 2022, há algumas coisas que precisa de fazer. Primeiro, terá de se certificar de que possui uma licença válida para o servidor. Pode verificar isto indo à página Meus Produtos e Serviços no website da Microsoft. Depois de ter verificado que tem uma licença, pode então descarregar o ficheiro ISO a partir do Centro de Descarregamento da Microsoft. Assim que tiver o ficheiro ISO, pode então gravá-lo num DVD ou copiá-lo para uma unidade USB e instalá-lo no seu servidor.
Os ISOs não são inicializáveis.