Durante muito tempo, o XHTML foi considerado como o HTML seminal, compatível com XML, para exibir conteúdo na web. No entanto, o HTML 5 mudou isso. No entanto, o arquivo XHTML ainda não está completamente obsoleto.
A abreviatura "XHTML" significa "Extensible Hypertext Markup Language" (Linguagem de Marcação de Hipertexto Extensível). A tradução "HTML extensível" foi aceite. No entanto, esta expressão é um pouco curta: o ato de equilíbrio que um arquivo XHTML alcança não é óbvio desta forma. Por um lado, o XHTML como padrão W3C oferece todas as vantagens de uma linguagem XML. Por outro lado, é uma linguagem prática para os editores de páginas web. Para este fim, o XHTML foi projetado para ser compatível com navegadores que não têm sua própria capacidade de XML.
Vantagens do XHTML
XML é uma linguagem chamada mark-up que pode representar dados de uma forma hierarquicamente estruturada. Tanto humanos como máquinas podem lê-lo, mas tirar conclusões diferentes a partir dele. A máquina (o browser), por exemplo, lê certos módulos de texto como comandos e apresenta-os de acordo com eles. Ele as implementa, mas esconde palavras concretas. Se o comando é para mostrar uma pergunta, por exemplo, a máquina simplesmente a mostra. O XHTML pode portanto ser utilizado, por exemplo, para programar um quiz interactivo para os visitantes do site no editor do site. Como o XHTML é ao mesmo tempo compatível com todos os outros padrões W3C (por exemplo, HTML, CSS, Ajax), o conteúdo correspondente pode ser integrado em qualquer presença na web sem problemas.
HTML 5 e XHTML
HELT 5, no entanto, tornou o XHTML largamente supérfluo. O novo padrão HTML pode fazer quase tudo o que o XHTML pode fazer - só que melhor. Por exemplo, os requisitos de análise de sintaxe do HTML 5 são significativamente menores do que os do XHTML. O HTML 5 também é visivelmente mais tolerante a erros. Os arquivos de mídia também podem ser integrados muito mais facilmente. Os arquivos XHTML agora só são necessários para algumas aplicações que dependem da programação XML.