Os servidores Proxy são um tipo de servidor que actua como intermediário entre um computador e a Internet. São utilizados para gerir o tráfego da Internet e encaminhar pedidos de computadores para a Internet, permitindo aos utilizadores o acesso a sites e serviços que de outra forma não poderiam aceder. Os servidores proxy também ajudam a proteger os dados dos utilizadores e a melhorar a segurança, fornecendo uma camada de encriptação entre o computador e a Internet.
Quando um servidor proxy bloqueia um sítio ou serviço, é normalmente por uma de duas razões: ou o sítio não está disponível na área local, ou o sítio foi assinalado como potencialmente perigoso ou malicioso. Para identificar os sítios bloqueados, é possível utilizar um servidor proxy ou proxy para obter acesso ao sítio web ou serviço. Pode também ver uma mensagem no website ou no browser indicando que o site está bloqueado.
Uma Rede Privada Virtual (VPN) é uma óptima forma de contornar os servidores proxy e desbloquear sites restritos. Uma VPN proporciona uma ligação segura entre o seu computador e a Internet, permitindo-lhe aceder a websites e serviços sem a preocupação de ser bloqueado. Muitas VPNs proporcionam também benefícios adicionais de segurança e privacidade, tais como esconder o seu endereço IP e encriptar os seus dados.
Ocultar o seu endereço IP é outra forma de contornar servidores proxy e aceder a websites bloqueados. Os endereços IP são números únicos que são atribuídos a cada dispositivo na Internet, permitindo que os websites localizem e identifiquem de onde vem um pedido. Ao ocultar o seu endereço IP, pode aceder a websites e serviços que de outra forma seriam restringidos por um servidor proxy.
Um web proxy é um tipo de servidor proxy que permite aos utilizadores acederem a websites restritos, actuando como intermediário entre o utilizador e o website. Os web proxies são normalmente gratuitos e fáceis de usar, mas podem ser lentos e não fiáveis. É importante lembrar que os web proxies não proporcionam o mesmo nível de segurança e privacidade que uma VPN.
Um redireccionamento URL é um tipo de servidor web que permite aos utilizadores acederem a websites que são bloqueados por um servidor proxy. O URL redirecciona o trabalho através do redireccionamento do pedido do utilizador para um URL diferente que não é bloqueado pelo servidor proxy. Isto permite aos utilizadores acederem a sítios web que de outra forma seriam restringidos.
Os serviços de tradução podem ser utilizados para contornar servidores proxy e aceder a sítios web que estão bloqueados. Os serviços de tradução funcionam através da tradução do conteúdo do website para uma língua diferente, permitindo aos utilizadores o acesso ao website sem que o servidor proxy o bloqueie. É importante notar que os serviços de tradução não proporcionam o mesmo nível de segurança e privacidade que uma VPN ou outros métodos.
Em alguns casos, pode ser possível modificar as configurações da sua rede para contornar os servidores proxy e desbloquear sites restritos. Isto pode ser feito alterando as definições da sua ligação à Internet, tais como o servidor DNS, ou configurando o seu router para utilizar um servidor proxy diferente.
Se estiver a ter problemas em contornar um servidor proxy, há algumas medidas que pode tomar para resolver o problema. Estes incluem certificar-se de que o seu computador está ligado à Internet, verificar as suas definições de rede, e desactivar quaisquer extensões ou add-ons de browser que possam estar a bloquear o website. Se tudo o resto falhar, pode tentar usar um browser diferente ou contactar o seu fornecedor de Internet para obter assistência.
Se estiver a tentar aceder a um sítio bloqueado num servidor proxy, existem algumas formas diferentes de o fazer. Uma maneira é tentar usar um servidor proxy diferente. Outra maneira é tentar usar uma VPN. E finalmente, pode tentar usar um proxy baseado na web.
Há algumas maneiras de alterar as definições de proxy para sites bloqueados. Uma maneira é usar um proxy baseado na web. Isto implica ir a um sítio web proxy e introduzir o URL do sítio a que pretende aceder. O site proxy irá então buscar o site para si e permitir que o navegue.
Outra forma de alterar as definições do proxy é utilizar uma extensão ou plugin do navegador. Há uma série destes disponíveis, e normalmente funcionam permitindo-lhe especificar quais os sítios a que pode aceder através de um proxy.
Finalmente, pode também alterar as suas definições de proxy directamente no seu browser. Isto é normalmente feito no menu de definições, sob as definições "Avançado" ou "Rede".
Não existe uma resposta única para esta pergunta, uma vez que os passos que precisa de tomar para desligar as restrições de proxy irão variar dependendo do servidor proxy específico que estiver a utilizar. No entanto, em geral, deverá ser capaz de o fazer acedendo à página de definições do servidor proxy e desactivando as restrições aí existentes.
Existem algumas razões pelas quais os websites proxy podem ser bloqueados. Uma razão é que podem ser utilizados para contornar filtros ou restrições que tenham sido postos em prática por um administrador de rede. Por exemplo, se uma escola tiver bloqueado o acesso a determinados sites, um estudante pode utilizar um site proxy para aceder a esses sites.
Outra razão pela qual os sítios proxy podem ser bloqueados é porque podem ser utilizados para fins maliciosos, tais como o acesso a informação confidencial ou o lançamento de ataques contra sítios web. Se se souber que um sítio proxy é utilizado para estas actividades, poderá ser bloqueado por software de segurança ou por ISPs.