Um VLOOKUP é uma ferramenta incrivelmente útil incorporada no Excel que pode poupar-lhe muito tempo quando necessita de consultar dados. É especialmente útil para cálculos de empréstimos e pode tornar o processo muito mais suave. Neste guia abrangente, iremos abordar o que é um VLOOKUP, como utilizá-lo, e como assegurar que obtém os resultados mais exactos.
Um VLOOOKUP é uma função em Excel que significa "pesquisa vertical". É utilizada para procurar um valor específico num determinado intervalo de células. Retorna então um resultado baseado nos critérios de pesquisa. Por exemplo, pode utilizar um VLOOKUP para pesquisar a taxa de juro para um determinado montante de empréstimo, ou o montante de um empréstimo com uma dada taxa de juro.
O primeiro passo para utilizar um VLOOKUP é configurar os dados. Isto inclui a criação do intervalo de células que o VLOOKUP irá pesquisar. É importante assegurar-se de que o intervalo é configurado correctamente para que o VLOOKUP possa encontrar a informação certa.
Uma vez os dados configurados, pode utilizar a função VLOOKUP. A função inclui quatro parâmetros: o valor da pesquisa, o intervalo a pesquisar, a coluna de retorno do resultado, e o tipo de resultado (exacto ou aproximado). Uma vez preenchidos os parâmetros, o VLOOKUP irá retornar o resultado correcto.
Não é invulgar os VLOOKUPs devolverem erros. Isto pode acontecer por várias razões, tais como dados incorrectos ou parâmetros incorrectos. Para a resolução de erros, deve verificar os dados e parâmetros para se certificar de que tudo está correcto. Deve também verificar se existem erros de digitação ou de formatação.
Há algumas dicas e truques que podem ajudá-lo a tirar o máximo partido dos VLOOKUPs. Uma delas é utilizar gamas nomeadas, o que pode facilitar a configuração dos parâmetros. Também pode usar a função IFERROR para apanhar quaisquer erros que possam ocorrer. Finalmente, pode usar wildcards para tornar a sua pesquisa mais flexível.
Os VLOOKUPs são especialmente úteis quando se trata de cálculos de empréstimo. Pode usá-los para procurar taxas de juro, montantes de empréstimo, montantes de reembolso, e muito mais. Isto torna mais fácil calcular rapidamente os detalhes de um empréstimo.
Os VLOOKUPs também podem ser usados para outros fins. Por exemplo, podem ser utilizados para procurar informações de clientes, informações sobre produtos, ou quaisquer outros dados que estejam armazenados numa folha de cálculo.
Neste guia, cobrimos tudo o que precisa de saber sobre os VLOOKUPs em Excel para empréstimos. Analisámos o que é um VLOOOKUP, como configurá-lo, como utilizá-lo, e como solucionar problemas de erros. Também discutimos as vantagens de utilizar VLOOOKUPs nos cálculos de empréstimos, bem como outras utilizações para VLOOKUPs. Com esta informação, deverá ser possível utilizar com confiança os VLOOKUPs em Excel para empréstimos.
A função VLOOOKUP no Excel pode ser usada para encontrar dados específicos numa folha de cálculo grande. Por exemplo, se tiver uma lista de empregados e os seus números de identificação, pode usar VLOOKUP para encontrar o nome de um empregado pelo seu número de identificação.
Para utilizar VLOOOKUP, seleccione primeiro a célula onde pretende que o resultado apareça. Depois, introduza a seguinte fórmula: =VLOOKUP(ID, intervalo, coluna, FALSO)
Substitua "ID" pela célula que contém o número de ID que pretende procurar, "intervalo" pelo intervalo de células que contém os dados que pretende procurar, e "coluna" pelo número da coluna dos dados que pretende devolver. Por exemplo, se o nome do funcionário estiver na coluna 2 do intervalo de dados, introduziria "2" para o argumento da coluna.
Também pode utilizar o VLOOKUP para encontrar correspondências aproximadas. Para tal, mudar o argumento "FALSO" para "VERDADEIRO".
Para calcular o custo total usando VLOOOKUP, é necessário encontrar o custo de cada item na sua tabela e depois adicioná-los todos juntos. Para o fazer, pode usar a função VLOOOKUP. Esta função irá procurar um determinado valor na sua tabela e devolver o valor correspondente de outra coluna.
Por exemplo, digamos que tem uma tabela com duas colunas, uma para os nomes dos itens e outra para os preços. Para encontrar o custo total de todos os itens da tabela, pode utilizar a seguinte fórmula:
=VLOOKUP("Item 1",A2:B6,2,FALSO)+VLOOKUP("Item 2",A2:B6,2,FALSO)+VLOOKUP("Item 3",A2:B6,2,FALSO)
Isto irá procurar os valores "Item 1", "Item 2", e "Item 3" na primeira coluna da sua tabela (coluna A) e devolver os valores correspondentes da segunda coluna (coluna B). Juntará então todos estes valores para lhe dar o custo total.
Existem algumas formas diferentes de calcular o custo dos juros de um empréstimo em Excel. Uma maneira é usar a função "PPMT". Esta função calcula o pagamento de um determinado período sobre um empréstimo com pagamentos constantes e uma taxa de juro constante.
Para utilizar a função "PPMT", é necessário conhecer a taxa de juro do empréstimo, o número de períodos (meses, anos, etc.), o montante do empréstimo, e o montante do pagamento periódico. Todas estas informações podem ser encontradas no contrato de empréstimo.
Uma vez que tenha estas informações, pode utilizar a função "PPMT" para calcular o custo dos juros para um determinado período. Por exemplo, se quiser calcular o custo dos juros para o primeiro ano de um empréstimo com uma taxa de juro de 5% e um montante de empréstimo de $10.000, utilizaria a seguinte fórmula:
=PPMT(5%/12,12,-10000,500)
Esta fórmula devolveria um resultado de -417,08, que é o custo dos juros para o primeiro ano do empréstimo.