Pixel, abreviação de elemento de imagem, é a menor unidade em um display gráfico ou imagem digital. Os monitores de computador são compostos por uma grade de pixels. Cada pixel é composto de elementos de iluminação vermelhos, azuis e verdes que são usados em diferentes combinações e intensidades para criar milhões de cores diferentes.
Como funcionam os pixels?
Pixels são o veículo para transformar dados de código binário em uma imagem na tela. Cada pixel em um monitor RGB recebe um código que informa como exibir uma determinada cor. Como cada pixel tem elementos de iluminação vermelhos, verdes e azuis, o código é composto de um trio de números de oito dígitos escritos em código binário. Isso informa a cada um dos três elementos de cor em que intensidade exibir e, quando todas as três cores são combinadas, elas exibem a cor desejada. Cada pixel exibe uma cor e as cores juntas formam uma imagem.
Resolução vs. densidade de pixels
Ao falar sobre a qualidade da imagem ou da tela, o termo resolução é freqüentemente usado. A resolução da tela pode ser definida como o número de pixels em uma tela. Por exemplo, um Macbook Air de 13 polegadas tem uma resolução de 2560 x 1600, o que significa que a tela é composta por mais de 4,000,000 de pixels. Quanto maior for a resolução, melhor será a qualidade da imagem.
Embora seja importante considerar a resolução ao medir a qualidade da tela, também é importante considerar a densidade de pixels. A densidade de pixels é medida em PPI (pixels por polegada) ou PPC (pixels por centímetro). Por exemplo, se você olhar uma foto em um iPhone e em uma tela de cinema, ambos com resolução 1792 x 828, a imagem do iPhone terá uma qualidade melhor porque o PPI é maior na tela do iPhone. Quando a imagem é ampliada em uma tela de cinema com a mesma resolução do iPhone, a imagem fica pixelada.