A permissão do terminal negada é uma mensagem de erro que aparece no OS X quando um utilizador tenta aceder a um ficheiro ou pasta ao qual não tem permissão de acesso. Este erro ocorre quando um utilizador tenta executar um comando que requer elevadas permissões, tais como sudo ou chmod. A mensagem de erro aparece como "Permissão negada" ou "Operação não permitida", dependendo da tentativa de comando.
A permissão do terminal negada é causada quando um utilizador não tem as permissões adequadas para aceder a um ficheiro ou pasta. Na maioria dos casos, isto acontece porque o utilizador não tem a conta de utilizador correcta ou não está ligado como um utilizador que tem as permissões apropriadas.
A melhor maneira de corrigir a permissão do terminal negada é assegurar que o utilizador tem as permissões necessárias. Isto pode ser feito através do login com uma conta que tenha as permissões apropriadas, ou concedendo temporariamente ao utilizador as permissões necessárias com o comando sudo.
A diferença entre permissão negada e operação não permitida é que a permissão negada indica que o utilizador não tem permissão para aceder ao ficheiro ou pasta, enquanto que a operação não permitida indica que o utilizador não tem permissão para executar o comando que está a tentar.
O comando sudo é utilizado para conceder temporariamente a um utilizador as permissões necessárias para executar um comando que requer elevadas permissões. O comando sudo é introduzido na linha de comando precedida pela palavra-passe do utilizador.
Para conceder temporariamente a um utilizador as permissões necessárias, o comando sudo pode ser utilizado. Este comando é introduzido na linha de comando precedido pela palavra-passe do utilizador.
O comando chmod é utilizado para alterar as permissões de um ficheiro ou pasta. Este comando é utilizado para conceder ou revogar permissões a um utilizador ou grupo. Também pode ser usado para definir as permissões de um ficheiro ou pasta para um valor específico.
A diferença entre uma conta de utilizador e uma conta de sistema é que uma conta de utilizador é utilizada para iniciar sessão no computador e aceder a ficheiros e pastas, enquanto que uma conta de sistema é utilizada para executar comandos que requerem permissões elevadas.
O utilizador raiz é uma conta de utilizador poderosa que é utilizada para aceder ao sistema e executar tarefas que requerem elevadas permissões. Para aceder ao utilizador root, o comando sudo pode ser usado precedido pela palavra-passe do utilizador.
Existem algumas potenciais razões pelas quais a permissão pode ser negada em terminal Mac. Uma possibilidade é que o utilizador não tenha as permissões correctas configuradas no seu terminal. Outra possibilidade é que o utilizador esteja a tentar aceder a um ficheiro ou pasta ao qual não tem permissão de acesso. Finalmente, é também possível que o computador do utilizador não tenha as permissões correctas configuradas para permitir o acesso ao terminal.
Para dar permissão ao Terminal on Mac, terá de abrir a aplicação "System Preferences" (Preferências do Sistema) e clicar no ícone "Security & Privacy" (Segurança e Privacidade). De seguida, clique no separador "Privacidade" e desça até à secção "Full Disk Access". Finalmente, clique no sinal "+" e seleccione Terminal a partir da lista de aplicações.
Existem algumas razões pelas quais pode receber um erro de "permissão negada" ao tentar executar um comando no Linux através do terminal. A primeira é que simplesmente não tem permissão para executar o comando. Isto pode acontecer se estiver a tentar executar um comando que requer privilégios de root e não estiver logado como utilizador root. A segunda razão é que o comando não está no seu PATH. Isto significa que o comando não se encontra no directório que o sistema procura por ficheiros executáveis. Pode adicionar o directório que contém o comando ao seu PATH ou pode especificar o caminho completo para o comando quando o tentar executar.
Existem algumas formas de corrigir permissões no OSX. A primeira é usar o Disk Utility para reparar as permissões. Isto pode ser feito abrindo o Utilitário de Disco, seleccionando o disco rígido, e clicando no botão "Reparar Permissões de Disco".
Outra forma de reparar as permissões é utilizar o Terminal. Isto pode ser feito abrindo o Terminal e digitando o seguinte comando:
sudo chmod -R a+rX /
Isto irá definir recursivamente as permissões de todos os ficheiros e pastas para permitir o acesso de leitura e execução para todos os utilizadores.
Se os métodos acima indicados não funcionarem, então é possível que o problema esteja nas permissões reais dos ficheiros e pastas em si. Neste caso, pode ser necessário definir manualmente as permissões dos ficheiros e das pastas.
Existem algumas formas de dar permissão para correr em terminal. A primeira é usar o comando chmod. Este comando permite-lhe alterar as permissões de um ficheiro ou directório. Para dar permissão para correr em terminal, utilizaria a seguinte sintaxe:
chmod +x
Isto daria permissão para executar o ficheiro ou directório. Outra forma de dar permissão para executar em terminal é usar o comando sudo. Este comando permite executar um comando como outro utilizador, tipicamente o utilizador root. Para dar permissão para correr em terminal usando o sudo, utilizaria a seguinte sintaxe:
sudo
Isto permitir-lhe-ia executar o comando como utilizador root.