Utility Marketing é um tipo de marketing que procura criar valor para os consumidores através da criação de produtos ou serviços que satisfaçam as suas necessidades e desejos. Baseia-se nos princípios de "utilidade" - a ideia de que o valor de um item reside na sua capacidade de ser útil a um indivíduo. Utility marketing é uma ferramenta para ajudar as empresas a criar produtos ou serviços que satisfaçam as necessidades do seu mercado-alvo.
O Utility Marketing tem muitas vantagens para as empresas. Ajuda as empresas a compreender melhor o seu mercado-alvo, criar produtos e serviços que satisfaçam as suas necessidades, e construir relações fortes com os seus clientes. O marketing de utilidades também ajuda as empresas a poupar dinheiro e tempo, concentrando-se na criação de produtos e serviços de qualidade que sejam úteis aos seus clientes.
Existem quatro tipos principais de Utility Marketing: económico, funcional, psicológico, e social.
A utilidade económica é o tipo mais básico de utility marketing e concentra-se no fornecimento de produtos e serviços que são úteis ao cliente em termos de poupança de custos. As empresas que utilizam a utilidade económica concentram-se no fornecimento de produtos que são acessíveis e servem um objectivo.
A utilidade funcional concentra-se no fornecimento de produtos e serviços que são úteis em termos do seu desempenho. As empresas que utilizam a utilidade funcional criam produtos e serviços que são fáceis de utilizar e que proporcionam um benefício tangível.
A utilidade psicológica está centrada no fornecimento de produtos e serviços que fazem os clientes sentirem-se bem. As empresas que utilizam a utilidade psicológica criam produtos e serviços que são esteticamente agradáveis e que proporcionam satisfação emocional.
A utilidade social está focada no fornecimento de produtos e serviços que são úteis em termos da sua capacidade de criar ligações entre as pessoas. As empresas que utilizam a utilidade social criam produtos e serviços que fomentam as relações e criam um sentido de comunidade.
O Utility Marketing pode ser uma ferramenta poderosa para as empresas, mas requer planeamento e implementação cuidadosos. As empresas devem começar por definir o seu mercado-alvo e compreender as suas necessidades e desejos. Devem também pesquisar os seus concorrentes para compreender o que as torna bem sucedidas. Finalmente, as empresas devem criar produtos e serviços que satisfaçam as necessidades do seu mercado-alvo e concentrar-se no fornecimento de artigos úteis e de qualidade.
Os 4 serviços de utilidade pública em marketing são:
1) Formar utilitário: Isto refere-se à capacidade de um produto ou serviço assumir diferentes formas que são mais úteis ou convenientes para o cliente. Por exemplo, uma barra de sabão pode ser comprada em forma líquida, gel ou em forma de barra.
2) Colocar utilidade: Esta é a capacidade de um produto ou serviço estar disponível no local e na altura certos para o cliente. Por exemplo, um cliente que necessita de um novo par de sapatos tem mais probabilidades de os comprar numa loja convenientemente localizada e aberta em horários convenientes.
3) Utilitário de posse: Esta é a capacidade do cliente de tomar posse de um produto ou serviço. Por exemplo, um cliente que compra um carro novo pode tomar posse dele e utilizá-lo como quiser.
4) Utilitário de tempo: Esta é a capacidade de um produto ou serviço ser utilizado ou consumido na altura que for mais conveniente para o cliente. Por exemplo, um cliente que compra uma refeição preparada pode consumi-la imediatamente, sem ter de esperar que ela seja entregue ou preparada.
Existem quatro tipos de utility marketing: produto, preço, local, e promoção.
1. produto: Este tipo de utility marketing centra-se nas características e benefícios do produto ou serviço que está a ser oferecido. É importante destacar o que torna o seu produto ou serviço único e porque é a melhor opção para o cliente.
2. Preço: Este tipo de marketing de utilidade centra-se no preço do produto ou serviço que está a ser oferecido. É importante ser competitivo com o seu preço e oferecer valor pelo preço que está a cobrar.
3. lugar: Este tipo de marketing de utilidades centra-se na distribuição do produto ou serviço. É importante certificar-se de que o seu produto ou serviço está disponível onde os seus clientes alvo são susceptíveis de comprar.
4. promoção: Este tipo de marketing de utilidade centra-se na sensibilização para o produto ou serviço. É importante utilizar vários canais de marketing para atingir os seus clientes alvo e criar uma imagem positiva para a sua marca.
Existem quatro formas principais de benefícios de utilidade pública:
1. A utilidade da forma é a utilidade que deriva das características físicas do produto. Isto inclui o desenho, o tamanho, a forma e a funcionalidade do produto.
2. Utilitário de lugar é a utilidade que é derivada do produto estar disponível no lugar certo e no momento certo. Isto inclui a conveniência e a acessibilidade.
3. utilidade de posse é a utilidade que é derivada do cliente que é efectivamente proprietário do produto. Isto inclui a satisfação de ter e utilizar o produto.
4. utilidade de tempo é a utilidade que é derivada do cliente poder utilizar o produto quando o desejar. Isto inclui o produto estar disponível a pedido.