O sucessor do lançamento Liberty da plataforma de computação em nuvem de código aberto OpenStack, OpenStack Mitaka fez sua estreia em 7 de abril de 2016 como o décimo terceiro grande lançamento do OpenStack. Mitaka é a primeira grande atualização em 2016 para o OpenStack, com o OpenStack Newton após seu lançamento no início de outubro de 2016, que deverá ser sucedido pelo OpenStack Ocata em abril de 2017.
Tal como acontece com as versões anteriores do OpenStack, Mitaka leva seu nome de uma cidade próxima ou recurso distinto em relação ao cúpula de design do OpenStack correspondente a cada versão do OpenStack. Nesse caso, Mitaka é o nome de uma cidade japonesa com área metropolitana de Tóquio.
Aprimoramentos de recursos no OpenStack Mitaka
Com o lançamento do OpenStack Mitaka, o foco principal tem sido simplesmente e melhorar o processo de instalação e implementação para aqueles que são novos no OpenStack. Especificamente, o OpenStack Mitaka oferece configurações padrão para novas implantações, bem como integração e gerenciamento mais fáceis de todos os projetos no modelo OpenStack “Big Tent”.
Uma das principais maneiras de fazer isso é por meio de um novo componente chamado cliente OpenStack, que é um cliente de linha de comando com um conjunto padronizado de comandos que ajuda a unificar o acesso em todos os principais projetos OpenStack. Com o cliente OpenStack, também há um esforço para criar “verbos comuns”, que são comandos compartilhados que ativam recursos em uma nuvem OpenStack.