Tela de retina é um termo de marketing desenvolvido pela Apple para se referir a dispositivos e monitores que têm uma resolução e densidade de pixels tão altas que uma pessoa é incapaz de discernir os pixels individuais a uma distância normal de visualização. O Retina Display da Apple fez sua estreia no iPhone 2011 de 4, que apresentava uma resolução de tela de 960 x 640 pixels quatro vezes o número de pixels do iPhone 3. O novo Retina Display foi bem recebido e melhorou muito a experiência de visualização.
Embora a resolução e o número de pixels sejam importantes, é a densidade de pixels que faz com que a tela Retina corresponda à sua afirmação de tornar os pixels individuais imperceptíveis ao olho humano em uma distância normal de visualização. A densidade de pixels é medida em pixels por polegada (PPI). Por exemplo, a primeira tela de retina do iPhone 4 teve um PPI de 326, enquanto o iPhone 3 teve um PPI de apenas 163. A Apple continuou a inovar, e seu mais novo iPhone, o iPhone 11 Pro, tem um PPI de 458.
Agora, quase todos os dispositivos com tela que a Apple produz estão equipados com tela Retina. À medida que a Apple continua a criar novos dispositivos, novos termos de marketing para a tela Retina foram introduzidos.
- Tela Retina: iPhone 4, 4S, 5, 5S, 5C, relógios Apple
- Tela Retina HD: iPhone 6, 6S, 7, 8, SE
- Tela Super Retina HD: iPhone X e iPhone XS
- Tela HD Retina Líquida: iPhone XR e iPhone 11
- Tela Super Retina XDR: iPhone 11 Pro e Pro Max
- Tela Retina 4K: iMac de 21 polegadas
- Tela Retina 5K: iMac de 27 polegadas