A empresa de pesquisa de mercado Gartner espera um crescimento exponencial na indústria de serviços em nuvem até 2022. Só no ano corrente, as receitas globais devem aumentar 17,5%.
De acordo com os analistas do Gartner, o mercado global de serviços públicos em nuvem crescerá 17,5% este ano, para um total de 214,3 bilhões de dólares americanos. No ano passado, o valor foi de 182,4 bilhões de dólares americanos.
De acordo com as previsões, o crescimento mais rápido será no segmento de mercado de serviços de infraestrutura de sistemas em nuvem, ou seja, tudo o que tem a ver com Infraestrutura como Serviço (IaaS). Espera-se que a receita aqui aumente 27,5 por cento para 38,9 bilhões de dólares em 2019. Isto se compara a 30,5 bilhões de dólares em 2018. A segunda maior taxa de crescimento de 21,8 por cento virá dos serviços de infraestrutura de aplicativos em nuvem, em última análise, Platform as a Service (PaaS).
"Cloud services are shaking up the industry", said Sid Nag, research vice president at Gartner. "Na nossa empresa, só conhecemos fornecedores ou prestadores de serviços cujos modelos de negócio e crescimento de receita estão sendo impactados pela crescente adoção de estratégias de cloud-first nas empresas. O que estamos vendo agora, no entanto, é apenas o começo. O Gartner projeta que o tamanho do mercado e o crescimento da indústria de serviços em nuvem será quase o triplo do crescimento de todos os serviços de TI até 2022."