Uma string literal é uma string de programação na qual os caracteres existem como seu valor literal em vez de uma variável e aparecem da mesma forma no código e no material publicado. Eles são denotados por delimitadores. Delimitadores são caracteres, geralmente aspas ou colchetes, que contêm um literal de string. No exemplo a seguir, as aspas são delimitadores:
" Olá Mundo! “
Os programadores podem concatenar literais de string, normalmente colocando-os um ao lado do outro:
"Olá Mundo"
é igual a
"Olá Mundo"
Em strings literais, as sequências de escape são usadas para denotar caracteres ou funções que são difíceis de representar em código simples ou que podem causar um erro. As sequências de escape geralmente são iniciadas com uma barra invertida (). Se um programador deseja representar cada caractere em uma string literal exatamente como deve ser lido, incluindo barras invertidas ou outras combinações de caracteres que normalmente representam uma sequência de escape, ele pode criar uma string bruta.
String bruta vs. literal de string
Uma string bruta é um tipo especial de literal de string em que até mesmo as sequências de escape são lidas diretamente como código, em vez de realizar sua função normal.
O caractere R designa uma string bruta:
R “(olá)”
em que as aspas ou parênteses podem funcionar como delimitadores.