Google Cloud é a plataforma da Google, LLC para computação em nuvem e armazenamento. Ele oferece várias infraestruturas de nuvem que as empresas podem escolher. As empresas que usam os serviços do Google Cloud têm acesso ao aprendizado de máquina e análises para gerenciar seus dados e obter informações úteis a partir deles. O Google lançou seus serviços em nuvem em 2008. No entanto, seu serviço em nuvem mais conhecido e acessível é o Google Drive, que todos os usuários de contas do Google podem usar, mas que não faz parte oficialmente do Google Cloud.
Os serviços de computação em nuvem do Google também são flexíveis: os usuários podem armazenar dados em vários ambientes de nuvem e o Google permite que eles usem outros fornecedores de nuvem em conjunto. O Google tem como objetivo oferecer um ambiente conectado para todos os seus dispositivos, aplicativos e serviços, e a nuvem oferece às empresas uma maneira de gerenciar e conectar seus dados de maneira organizada, segura e criteriosa.
Serviços Google Cloud
Esta não é uma lista exaustiva de serviços em nuvem que o Google fornece, mas sim um destaque de apenas alguns:
- O Google Cloud oferece lagos de dados para armazenar todas as formas de dados não estruturados. As empresas podem, então, realizar análises desses dados dentro do lago.
- O Google Kubernetes Engine oferece gerenciamento de contêineres para a execução de aplicativos na nuvem. Os aplicativos em contêineres fornecem maior flexibilidade para transferi-los entre ambientes.
- O Google Cloud SQL fornece um sistema de gerenciamento de banco de dados por meio de sua nuvem, baseado na programação de gerenciamento de banco de dados SQL.
- Cloud IoT Edge é o serviço de computação de ponta do Google, operando em dispositivos da Internet das Coisas e usando aprendizado de máquina para analisar dados de uma rede de dispositivos. Oferece serviços como inteligência de localização, que permite às empresas rastrear dispositivos usando suas localizações em tempo real.
- O Google Cloud oferece armazenamento de objetos com quatro opções de preços diferentes, dependendo das necessidades de armazenamento.
Conforme observado anteriormente, o Google Drive não faz parte dos serviços do Google Cloud: ele acessa um ambiente de nuvem diferente. O Google Drive permite que os usuários criem documentos, planilhas e apresentações que são salvos automaticamente no armazenamento em nuvem. O Google Docs e o Google Sheets podem funcionar com outro software para aumentar a produtividade e a colaboração em uma empresa, e também são armazenados em nuvem. O Google Workspace inclui Documentos, Drive, Planilhas e dez outros aplicativos que compõem um pacote de produtividade de escritório baseado na nuvem.
Data centers do Google
O Google hospeda vinte e um data centers em quatro continentes no final de 2020. Ele escolhe especificamente locais com uma boa atmosfera natural e econômica para hospedar um data center. Para gerenciar a segurança em seus data centers, o Google pratica:
- A recuperação de desastres
- Treinamento de gerenciamento de risco
- Autenticação para trabalhadores que entram no centro
- Rastreamento e destruição do disco rígido (quando necessário)
- Múltiplas camadas de segurança
Os data centers do Google potencializam sua nuvem impressionante. O Google também trabalha para reduzir sua pegada ambiental, confiando mais na nuvem do que principalmente em servidores físicos. Também se comprometeu a reduzir o uso de energia e relatar seus dados de energia para os data centers.
Recursos adicionais: Serviços de banco de dados do Google Cloud