Um sistema de arquivos de rede (NFS) é um aplicativo cliente / servidor que permite aos usuários acessar arquivos compartilhados armazenados em computadores na mesma rede. O NFS foi originalmente desenvolvido pela Sun Microsystems em 1984 como um sistema interno de compartilhamento de arquivos. Embora a primeira versão nunca tenha sido disponibilizada publicamente, as versões públicas subsequentes foram amplamente utilizadas. Os padrões NFS são atualmente gerenciados pela Internet Engineering Task Force (IETF).
Em geral, o NFS é preferido como uma alternativa de baixo custo que usa recursos de infraestrutura já disponíveis. Ele permite o gerenciamento centralizado, para que qualquer usuário autorizado possa acessar arquivos remotos como se estivessem armazenados localmente no disco rígido do próprio usuário. Uma desvantagem, no entanto, é que ele é baseado em chamadas de procedimento remoto (RPCs), que apresentam riscos de segurança inerentes.
Versões de NFS
Desde que a versão original foi lançada em 1984, houve várias versões do NFS que foram adotadas por todos os tipos de empresas:
- NFSv2: A primeira versão pública do NFS lançada em 1989. Ele usava o User Datagram Protocol (UDP) exclusivamente e tinha acesso de dados limitado e capacidades de transferência. Desde então, esta versão se tornou obsoleta.
- NFSv3: Lançado em 1995, expandiu os deslocamentos de arquivo da versão 2 para permitir que uma quantidade maior de dados fosse processada em uma taxa mais rápida. Ele também adicionou o Transmission Control Protocol (TCP) como uma opção de transporte. Apesar das atualizações posteriores, o NSFv3 é a versão mais amplamente usada do NFS atualmente.
- NSFv4: Lançado em 2003 como um sistema de arquivos stateful (em oposição a stateless) para melhor desempenho e segurança. Foi a primeira versão desenvolvida pela IETF, com as versões 4.1 e 4.2 publicadas com alguns recursos adicionais e atualizações relativamente pequenas.
PRÓXIMA
Virtualização de funções de rede NFV