Sem contrato de telemóvel, sem rede móvel e sem cartão SIM e ainda estar contactável em movimento. Isto agora é possível com a aplicação de telefonia "Satélite". O único pré-requisito: uma ligação de dados activa.
Ativar uma ligação de dados e poder ser ligado sem rede de telemóvel, contrato de telemóvel ou cartão SIM? Isto é suposto ser possível com o aplicativo Satellite do provedor de telefonia de Internet Sipgate. Depois do iOS, o aplicativo de telefonia agora também está disponível para Android. Uma conexão de dados ativa via WLAN ou a rede móvel é necessária para a acessibilidade. Isto também deve tornar possível fazer chamadas telefónicas. Com o aplicativo, o usuário recebe um número de celular alemão gratuito (código de área: 015678), bem como 100 minutos gratuitos por mês para chamadas para redes fixas e móveis em 55 países.
Não há taxa básica. No entanto, a Sipgate oferece uma tarifa fixa mensal de telefonia para o iOS (Satellite Plus) por cinco euros. A oferta para Android está para seguir em breve. Segundo o provedor, o aplicativo de telefonia está integrado aos sistemas operacionais, que devem fazer uso da sensação de telefonia do sistema.
Como a Sipgate planeja desenvolver o Satellite em uma alternativa completa à telefonia clássica, os clientes têm a opção de levar seus próprios números móveis com eles. Alegadamente, o serviço também pode ser utilizado em paralelo com um contrato de telefonia móvel existente. Além disso, é possível instalar o aplicativo em vários dispositivos. No entanto, existem redes que não são acessíveis pelo aplicativo. Estes estão listados na seção de ajuda do provedor.
O codec de áudio usado ao fazer chamadas consome apenas 30 a 130 megabytes de dados por hora, dependendo da largura de banda. Outras adições ao aplicativo, como regras de encaminhamento baseadas em localização, chamadas em conferência entre sistemas ou uso paralelo no desktop e em dispositivos móveis, também já estão sendo planejadas.